Virmondes propõe instituir política estadual da ciência e tecnologia
Tramita na Assembleia Legislativa goiana a proposição n° 437/23, que institui a Política Estadual da Ciência e Tecnologia. A autoria é do deputado Virmondes Cruvinel (UB).
O objetivo, especifica o projeto, “é promover a apropriação do conhecimento científico pela população, proporcionando a aprendizagem de conteúdos da escolarização fora do ambiente de sala de aula”. A política, além de elencar cinco diretrizes e sete finalidades, institui o selo “Empresa Amiga da Ciência”, com validade de dois anos, a ser concedido a pessoas jurídicas interessadas em contribuir em prol da popularização da ciência e da tecnologia.
Entre as diretrizes, constam a de promover a interação entre a ciência e tecnologia, a cultura e a arte, com valorização dos aspectos humanísticos e da história da ciência; e a de estimular a criação e incremento de polos e ambientes que estimulem a popularização da ciência no estado de Goiás.
Entre as finalidades, há a de formular políticas públicas voltadas à popularização da ciência e tecnologia e enfatizar ações e atividades que valorizem a criatividade, a experimentação, a interdisciplinaridade e desenvolvimento de metodologias de ensino não formais; e a de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e da população em geral para a ciência e tecnologia, através de informações e atividades lúdicas que os façam percebê-las como fonte de prazer.
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído ao relator deputado Veter Martins (Patriota).