Escola do Legislativo inicia curso sobre Redação Oficial para servidores da Casa

Com objetivo de qualificar os servidores na construção de textos oficiais, a Escola do Legislativo está promovendo nesta segunda-feira, 17, curso de Redação Oficial aos servidores da Assembleia Legislativa. O evento ocorre na sala de aula 1 do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, e está sendo ministrado em dois horários, pela manhã com início às 8 horas. A previsão é de 8 horas-aula e o curso é ministrado pela servidora da Casa e mestre em literatura, professora Kamila Lopes Moraia Cobos.
Kamila ressaltou que todo texto utilizado no âmbito da administração pública é considerado redação oficial. Ela apontou que esse material é dotado de linguagem impessoal e objetiva, num formato direto, a fim de resguardar, transferir, validar, eliminar ou informar atos normativos. Assim, a professora pontua que ofícios, memorandos, relatórios e documentos oficiais são construídos com base no manual de redação da presidência da república. Ela salienta, ainda, que a Constituição Federal de 1988 determina que a linguagem em oficial deve seguir os princípios de legalidade, moralidade e eficiência.
A professora explanou que o conteúdo é muito vasto para ser abordado num único encontro. No entanto, ela elencou alguns temas de maior urgência, como pronomes de tratamento adequados, sobretudo os mais utilizados no Poder Legislativo, e direcionamento correto de informações. O assessor parlamentar Pedro Flávio participou da aula e classificou o conteúdo como muito importante. Ele apontou que é imprescindível atualizar os conhecimentos, em especial no campo da comunicação, e estar atento às normas oficiais. Além disso, ele considera que os conhecimentos absorvidos no curso vão para além do conhecimento profissional, agregando nas atividades pessoais do dia a dia.