Mauro Rubem destaca a importância da Semana dos Povos Indígenas durante audiência pública na Alego
Nesta manhã de quarta-feira, 19, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sedia uma audiência pública de autoria do deputado Mauro Rubem (PT) em alusão à Semana dos Povos Indígenas. O evento tem como tema "Povos originários: alteridade, violências e protagonismo" e busca debater as violências históricas sofridas pelos povos indígenas, seu protagonismo e as possíveis soluções para os desafios enfrentados por essas comunidades.
O deputado Mauro Rubem iniciou o evento destacando a importância da audiência e a alegria em recepcionar e contribuir com a Semana dos Povos Indígenas: "É uma alegria muito grande estar realizando aqui este evento na semana dos povos indígenas. Nosso mandato cumpre uma agenda de definição coletiva", saudou o deputado.
O parlamentar ressaltou a necessidade de ocupar o espaço da Alego, mesmo diante das dificuldades e desafios encontrados na representação política. "A maioria acaba sendo tendenciosa a manter as coisas como estão, e nós precisamos transformá-la. Precisamos garantir a integridade territorial e cultural de todas as etnias, de todos os povos que estão hoje ameaçados, seja no campo ou na cidade", apontou.
Mauro Rubem também mencionou a realização de uma audiência pública sobre violência no campo, prevista para o início de maio, e ressaltou a importância do Dia Nacional dos Povos Indígenas. O deputado encerrou sua fala anunciando a apresentação cultural indígena que ocorre durante o evento: "A Assembleia sente-se honrada e tem um compromisso não só na realização da audiência pública, mas de ações concretas que estiverem ao nosso alcance."
A audiência pública é aberta ao público e pode ser acompanhada em tempo real pelo portal institucional da Alego, garantindo a participação e o engajamento de todos os interessados no tema.