Ícone alego digital Ícone alego digital

Doutoranda em Direitos Humanos pela UFG destaca demandas indígenas durante audiência pública na Alego

19 de Abril de 2023 às 10:40

Na manhã desta quarta-feira, 19, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebe a doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia, como uma das participantes da audiência pública em alusão à Semana dos Povos Indígenas, promovida pelo deputado Mauro Rubem (PT). 

A professora Eunice destacou a importância do evento e das demandas indígenas apresentadas: "Pela primeira vez nós estamos aqui trazendo as nossas reivindicações, trazendo as nossas demandas. Os povos indígenas do estado de Goiás possuem uma política indigenista bastante diversificada. Nós temos povos que vieram de um processo de massacre e miscigenação, como é o povo indígena Tapuia do Carretão, até povos de recente contato, como é o povo Avá".

A doutoranda ressaltou que as demandas apresentadas são diversas e englobam setores como saúde e educação: "As demandas que a gente traz aqui hoje são bem diversificadas e englobam todos os setores. Agradecemos por estar aqui, mesmo que já se tenham passado 300 anos, e somente hoje estamos aqui".

Eunice agradeceu aos parceiros e instituições que possibilitaram a realização do evento e reforçou a importância de levar em consideração as especificidades e demandas dos povos indígenas: "Que possamos levar adiante nossas demandas, sabendo que elas são diferentes das demandas de outras sociedades, dadas a essas especificidades que eu acabei de citar".

A audiência pública é aberta ao público e pode ser acompanhada em tempo real pelo portal institucional da Alego, garantindo a participação e o engajamento de todos os interessados no tema.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.