Audiência pública na Alego destaca demandas e desafios enfrentados pelas comunidades indígenas de Goiás
Na manhã desta quarta-feira, 19, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza uma audiência pública em alusão à Semana dos Povos Indígenas, com o tema "Povos originários: alternidade, violências e protagonismo". O evento, proposto pelo deputado Mauro Rubem (PT), conta com a participação de Welligton Vieira Brandão Tapuia, vice-cacique do povo Tapuia do Carretão, localizado em Nova América/Rubiataba.
Welligton agradeceu a iniciativa e destacou a importância da visibilidade dada aos povos indígenas no evento: "Gostaria de estar parabenizando você neste momento por organizar esse pequeno espaço para nós enquanto comunidade indígena, demonstrando nosso protagonismo". Ele também ressaltou a importância de respeitar e usar corretamente os nomes das comunidades indígenas.
O vice-cacique apontou várias demandas e desafios enfrentados pelos povos indígenas em Goiás, como a urgente necessidade de reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai), a melhoria da saúde indígena, a valorização dos professores e a criação de políticas públicas específicas para os povos originários e comunidades tradicionais.
"Funai precisa de forma urgente ser reestruturada. A Funai precisa de composição de equipe no estado de Goiás", afirmou Welligton. O vice-cacique também parabenizou o governo estadual pelo esforço em estruturar as escolas indígenas e valorizar os professores, mas pediu a abertura de mais concursos e a criação de uma secretaria específica para tratar das demandas educacionais dos povos originários e comunidades tradicionais.
Welligton finalizou sua fala destacando a importância do protagonismo indígena e do respeito às lideranças e conhecimentos tradicionais: "Nós que temos que ser protagonistas de nossas lutas. Somos nós que temos que falar como está nossa educação, como está nossa saúde, como está nosso território. É necessário que tenha a criação dessas políticas, para que realmente dê a visibilidade das etnias presentes em Goiás", finalizou.