Charles Bento quer tornar obrigatória a emissão de receitas médicas de forma legível
O deputado Charles Bento (MDB) apresentou o projeto de lei nº 520/23, propondo tornar obrigatória a expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas, datilografas ou manuscritas em letra de forma legível, nos postos médicos, hospitais, clínicas e consultórios médicos da rede pública e privada em Goiás.
De acordo com o parlamentar, muitos pacientes não entendem o nome dos medicamentos ministrados pelo médico, o que pode acarretar na administração incorreta de dosagens, por exemplo.
O parlamentar aponta estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que demonstra que 24% das pessoas que vão ao médico não sabem o que foi prescrito e, de acordo com a pesquisa, isso é resultado do distanciamento entre o paciente e profissional da saúde. Ele complementa que a proposta visa proporcionar maior segurança à saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população goiana.
A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde foi distribuída para relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).