Bia de Lima fala sobre a política de combate à violência nas escolas proposta pelo Governo
Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 19, a deputada Bia de Lima (PT) iniciou seu pronunciamento, durante a fase de discussão de matérias na Ordem do Dia, ressaltando a importância da união entre os entes federativos no enfrentamento da violência nas escolas no país. A proposta 496/23, de autoria da Governadoria, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar, foi a pauta da discussão.
Bia de Lima falou sobre o artigo 4° da referida proposta, que prevê, em seu inciso primeiro, a revista de bens e pertences de alunos. Na visão da parlamentar, a função de revista proposta na matéria não deveria ser designada aos coordenadores de turnos ou aos professores, posto que colocaria em risco o profissional responsável, em sua maioria mulheres. Para a petista, a função deveria ser executada por profissional de algum cargo específico para tal como, equipe de vigilância ou um policial.
A petista criticou o inciso sexto do mesmo artigo, que propõe a criação de equipe multidisciplinar sem, necessariamente, explicar como esta seria constituída. “Queremos saídas positivas que ponham fim a esses temores e que a gente enalteça a paz, o respeito e a democracia, que são princípios fundamentais”, concluiu.