Ícone alego digital Ícone alego digital

Pop rock anima “Tarde Cultural” da Alego. Plateia teve jovens aprendizes que conheceram as atividades artísticas na Casa

19 de Abril de 2023 às 18:58
Crédito: Sérgio Rocha
Pop rock anima “Tarde Cultural” da Alego. Plateia teve jovens aprendizes que conheceram as atividades artísticas na Casa
Apresentação da banda PopEye

A “Tarde Cultural’ dessa semana na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) teve como atração a banda Pop Eye, que tocou clássicos do pop rock nacional e internacional, como “Blues da piedade”, de Cazuza e “Heavy Metal do Senhor”, de Zeca Baleiro.

A apresentação desta quarta-feira, 19, marcou, ainda, o início da parceria da Secretaria de Cultura da Casa com o Instituto Olhos da Alma Sã, que vai trazer para o Palácio Maguito Vilela, uma vez por mês, o projeto “Pela Vida”, que atua na prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, por meio da arte.

Segundo a chefe da seção de Atividades Culturais da Alego, Ana Rita, o objetivo da parceria é o Legislativo abraçar e fortalecer o projeto, diante da necessidade de cuidar da saúde mental, especialmente, de crianças e adolescentes.

O guitarrista da banda, Jorge Monteiro de Lima, que também é psicanalista e fundador do Instituto Olhos da Alma Sã, revelou que a ideia é trazer para os shows do projeto, estilos diversificados de música, sempre na perspectiva de chamar a atenção para o aspecto psicológico das pessoas. “A campanha ‘Pela Vida’ é itinerante, ocorre em vários lugares e agora passa a acontecer também aqui na Assembleia, uma vez por mês. Precisamos olhar com mais carinho para a saúde mental. Nós vivemos aí uma crise na educação, por exemplo, que não é uma questão apenas de violência, mas, principalmente de saúde mental”, diz ele.

Ana Rita antecipou que no próximo mês, a Casa vai realizar, ainda, por meio de iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Semana da Saúde Mental, com a exibição de filmes que tratem da temática, terminando com uma audiência pública para discutir o assunto.

A apresentação desta quarta-feira também foi marcada pela presença de jovens aprendizes do Instituto Isbet, que vieram conhecer a sede do Poder Legislativo e participar das atividades culturais que acontecem na Casa. Além da apresentação musical, o prédio está sediando as exposições “Elementos” do artista Paulo Gil e “Uma Vida Simples”, de Marcos Rezende.

Para a estudante Júlia Maria Carlos Gomes, a experiência foi inédita. “É a primeira vez que eu venho na Assembleia Legislativa e a primeira vez que visito uma exposição de arte, então foi bem interessante”, disse a jovem.

Sensação parecida foi do jovem aprendiz Davi Soares, de 16 anos. “A gente poder entrar no plenário, que só vemos pela televisão, foi algo diferente”, afirmou.

E até para o vocalista da Pop Eye Matheus Meirelles, a apresentação também foi uma oportunidade de conhecer a nova sede do Poder Legislativo. Além do espaço físico, ele ficou encantado com o ambiente “cercado de arte por todos os lados”. “Foi uma experiência única, primeiro porque eu nunca tinha entrado no prédio. Chegar aqui e me deparar com essa cena artística, foi algo maravilhoso. Tocar no meio dessas exposições, eu me senti privilegiado, uma energia, uma atmosfera bem positiva. Não vejo a hora de voltar”, pontuou o músico.

O projeto “Tarde Cultural” acontece todas as semanas na Assembleia Legislativa, dentro da política implementada pela nova gestão de apoiar e incentivar a arte e a cultura feita em Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.