Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria de Vivian Naves visa alterar o programa estadual de contratação de menor aprendiz

26 de Abril de 2023 às 18:14

Proposto pela deputada Vivian Naves (Progressistas), o projeto de lei n° 545/23, que tramita na Alego, visa alterar a Lei n° 19.608/2017, que institui o programa estadual Jovens em Ação, de contratação de menor aprendiz pela administração direta e indireta do estado de Goiás.

Fica disposto também, pelo projeto, que os dois primeiros parágrafos do art. 1º da lei em questão passa a vigorar com a seguinte redação:

“§ 1°: O trabalho do aprendiz, entre 14 e 24 anos, não poderá ser realizado em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola.”

“§ 2°: A contratação de aprendizes deverá atender prioritariamente aos adolescentes e jovens entre quatorze e vinte e quatro anos, em situação de vulnerabilidade econômico-social, bem como em conflito com a lei, submetidos a medidas socioeducativas, assim como os que tenham sido beneficiados com remissão.”

O parágrafo único do art. 6º, por sua vez, passa a dispor que “ao aprendiz com idade inferior a vinte e quatro anos é assegurado acompanhamento psicopedagógico diferenciado, em respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.” 

A matéria encontra-se atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia, sob relatoria do deputado Lincoln Tejota (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.