Servidores da Assembleia participam do curso de Atendimento ao Público, ministrado pela Escola do Legislativo

Dando continuidade ao Programa de Capacitação Básica de Servidores, a Escola do Legislativo promove ao longo da semana curso de Atendimento ao Público com objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais para os servidores da Casa que atuem no atendimento com público interno e externo. O curso será ministrado nos dias 24, 26 e 28 de abril, sempre em dois momentos, pela manhã às 8h, e a tarde às 14h. O público alvo são servidores em atividades de secretariado, recepção nas unidades administrativas e também em gabinetes.
Maria Elisa Barbosa Duarte é analista legislativo da Alego e professora do curso de Atendimento ao Público. Ela atua como psicóloga comportamental da Casa e ressalta que atualmente o tema é de fundamental importância em instituições, sendo, inclusive, objeto de estudo em várias linhas de pesquisa. A professora pontua, ainda, que o propósito do curso é proporcionar um atendimento mais eficaz.
Atendimento eficaz
Maria Elisa salienta que existem algumas particularidades no atendimento ao público em órgãos da Administração Pública. Ela reitera que é fundamental compreender o contexto institucional da Alego e as diferenças em relação às instituições de iniciativa privada e por isso o conteúdo programático envolve técnicas de postura, pesquisa de satisfação, comunicação e linguagem corporal adequadas. A professora considera, também, que a padronização do atendimento é crucial para elevar o nível técnico na recepção do público externo e interno. “O atendimento é a porta de entrada para os visitantes. É cara da Alego. Logo, é fundamental desenvolver um atendimento eficaz para sanar os eventuais problemas e para recepcionar devidamente nossos visitantes”, concluiu.
Frederico de Oliveira e Dina de Castro são servidores recém-chegados ao Parlamento goiano. Lotados na Escola do Legislativo e na Secretaria de Assistência Social, respectivamente, eles atuam diretamente com atendimento ao público e por isso fizeram inscrição para participar do curso. Dina considera que conhecimento nunca é demais e por isso não perdeu a oportunidade de aperfeiçoar suas noções quanto ao tema. “Eu já trabalhava com atendimento ao público no trabalho social que desenvolvia junto à igreja. Mas, como tudo agrega valor, então estou aqui para aperfeiçoar e aprimorar minhas técnicas”, disse. Frederico ressalta que está participando, também, dos outros cursos promovidos pela Escola e pontua que neste momento inicial esta empenhado em aprender as técnicas que auxiliam nas atividades desenvolvidas no dia a dia da Casa.
O curso terá duração de 12 horas-aula e as inscrições podem ser feitas através do whatsapp da Escola do Legislativo e pelo fone: (62) 3221-3199. As aulas estão sendo ministradas na sala de aula 1 do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano.