Dando continuidade ao projeto Escola no Legislativo, a Alego recebeu hoje estudantes do 3º ano do ensino médio

A Assembleia Legislativa de Estado de Goiás (Alego) recebeu na manhã dessa terça-feira, 25, os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente Professor Goiany Prates pela 9ª edição do programa Escola no Legislativo. A iniciativa, comandada pela Seção de Educação para Cidadania da Casa, tem por objetivo contribuir para uma educação voltada à formação política de cidadãos, dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas e a atuarem criticamente na sociedade e na construção de seu próprio destino.
Na visita, os alunos puderam circular pelas dependências do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, apreciando a galeria de ex-presidentes e o plenário Iris Rezende, além de passear pelos corredores de salas notórias, como a sala da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e pelos gabinetes. Além disso, os alunos assistiram a palestra “Origem, evolução histórica e importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo professor Maurício Paranaguá. No momento, Maurício explanou sobre a sequência de acontecimentos históricos que moldaram o modelo como se conhece atualmente. Ele apontou os principais teóricos responsáveis por desenvolver os modelos que até hoje são usados em democracias por todo mundo. Um exemplo é a tripartição dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário, proposta em 1716 pelo filósofo iluminista francês Montesquieu, em sua obra “O espírito das leis”.
Na palestra, o professor Maurício salientou aos estudantes que a educação forma cidadãos conscientes, capazes de fortalecer a democracia ao cobrar seus direitos das autoridades públicas. Mauricio pontuou, também, que o poder Legislativo é essencial para a manutenção do bem-estar social. A visita dos alunos foi acompanhada pelas professoras de geografia Ainglys Pinheiro e Lidiane de Oliveira.
Ainglys considera que a visita é uma oportunidade de vivenciar na prática assuntos abordados pelos alunos em teoria. Além disso, a professora ressaltou a chance de reduzir a distância entre representantes e população. “É um ótimo momento para eles conhecerem esta Casa de Poder, afinal condiz com o que estamos estudando em sala de aula, na teoria. É, também, uma oportunidade de exercer seu papel de cidadão”, disse a professora.
Ao reiterar a fala da colega, a professora Lidiane apontou, também, que a visita proporciona a possibilidade de os estudantes ocuparem um espaço que lhes é de direito. “É uma chance para eles ampliarem o conhecimento político e quem sabe até desenvolver um incentivo para, eventualmente, seguir a carreira como representante do povo”, concluiu.
A estudante Kimberlly Moreira participou da visita e, empolgada, ela contou que muitos colegas em sala de aula se sentem desmotivados ao estudar o assunto e considerou que o ambiente, por vezes, é desfavorável. “Às vezes é chato estudar um assunto só na teoria. Tem colegas que não prestam a devida atenção no ambiente da sala de aula, mas aqui se torna mais interessante. Além disso, é um assunto que normalmente está presente nas nossas avaliações. Para nós, que vamos realizar o Enem no final do ano, é muito importante”, disse.
Por fim, os alunos assistiram a palestra “Poder Legislativo e democracia”, ministrada pelo professor Miguel Gusmão. Na ocasião, os alunos receberam explicações sobre a estrutura organizacional do Estado brasileiro, e como as atuações e competências são definidas e limitadas nas esferas Federais, Estaduais e Municipais. Além de compreender melhor como se dá o processo de elaboração das leis, dentro dos trâmites legais desde o protocolamento dos projetos de leis até sanção ou veto pela governadoria.