Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário da Alego aprecia 34 projetos, a maioria de parlamentares

26 de Abril de 2023 às 17:56
Crédito: Hellenn Reis
Plenário da Alego aprecia 34 projetos, a maioria de parlamentares
Sessão ordinária híbrida
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 26, os deputados aprovaram um pacote com 34 matérias. Foram 17 projetos votados em primeira fase e outros 16 apreciados em definitivo, entre eles o que garante à pessoa surda a realização de prova na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em concursos públicos. Proposta do Governo que indica o pró-reitor da Universidade de Rio Verde, Sebastião Lázaro Pereira, para ser reconduzido ao Conselho Estadual de Educação, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares em votação única.

Reunido na segunda sessão ordinária da semana, o Plenário analisou uma pauta de 34 projetos de lei nesta quarta-feira, 26. Do total, 16 seguem para possível sanção e 17 estão, agora, aptos à segunda fase de votações, todos de iniciativa parlamentar. Uma sugestão do Executivo, a recondução de Sebastião Lázaro Pereira ao Conselho Estadual de Educação, foi avalizada por unanimidade em etapa única.

Entre os projetos aprovados em fase final no Parlamento goiano o destaque fica por conta da proposta de Talles Barreto (UB) para garantir à pessoa surda ou com deficiência auditiva a realização da prova na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em concursos públicos. Para isso, o texto de nº 10565/22 sugere alterar a Lei nº 19.587/2017, que trata de normas gerais para realização de concurso pelos órgãos públicos goianos.

O deputado lembra, na justificativa, que a Libras se difere das línguas orais-auditivas, uma vez que elas se realizam pelo canal visual e da utilização do espaço, por expressões faciais e movimentos gestuais perceptíveis pela visão. “Assim, buscando assegurar aos deficientes auditivos a igualdade de condições com os demais candidatos é que apresentamos essa proposição, que, sem dúvida, se mostra de extrema importância para garantir o acesso aos cargos públicos”, conclui.

Para fazer jus à sua história e à sua vocação regional, Trindade poderá ser agraciada com o título de "Capital da Fé". A iniciativa é tema do projeto nº 160/23, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), também aprovado em segunda votação.

Antônio Gomide (PT) e o ex-deputado Iso Moreira assinam outros dois projetos que estão no rol daqueles que seguem para possível sanção da Governadoria. O petista sugere a criação da Semana Estadual da Reciclagem e do Meio Ambiente nas escolas da rede estadual de ensino no estado de Goiás, a ser comemorada anualmente a partir do dia 5 de junho. Já Moreira requer a instituição do Dia Estadual do Médico Psiquiatra (25 de abril).

Além do projeto de Amilton Filho (MDB) que propõe denominar Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA) o trecho da GO que liga a sede da montadora CAOA Hyundai ao Clube Recreativo Anapolino, os demais aprovados em segunda fase tratam de títulos de Cidadania Goiana e declarações de utilidade pública.

Primeiro aval do Plenário

Entre os projetos que receberam o primeiro sinal verde há seis iniciativas que tratam de reconhecer e valorizar a cultura do povo goiano. Para serem encaminhadas ao Executivo, precisam ser avalizadas novamente, em outra sessão. A cidade de Nerópolis está próxima de seu reconhecimento legal como “terra do doce” em Goiás. O encontro de culturas tradicionais da Chapada dos Veadeiros, a Caçada da Rainha, do Distrito do Forte, e o jiu-jitsu podem ser reconhecidos como patrimônio cultural, imaterial e histórico de Goiás. Além disso, há a possibilidade de incluir a Festa do Milho de Aragoiânia e a Cavalgada Ecológica de Novo Brasil no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás.

Está apta à segunda fase de votações a matéria do deputado Paulo Cezar (PL) que busca aprimorar as formas de apoio às mulheres autistas, em especial, as gestantes. Para isso, o texto sugere estabelecer atendimento especializado à gestante no espectro autista, com vistas a sanar a falta de psicólogos, psiquiatras e de um membro familiar, no momento do parto. 

Do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), a possível instituição de uma política de prevenção, detecção e controle da trombofilia também passou por sua primeira votação. A trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, o que aumenta o risco da formação de coágulos no sangue. 

Além dessas, também estiveram na pauta um programa educativo de sensibilização para prevenção e combate de mídias sociais e jogos eletrônicos que induzam crianças e adolescentes ao suicídio e a potencial obrigatoriedade de instalar um botão de emergência em banheiros destinados a pessoas com deficiência nos estabelecimentos públicos e privados.

Outros projetos tratam, ainda, de sugestão para estimular a prática de corridas de rua ou então de uma política de atenção à pessoa com síndrome da fadiga crônica.

Por requerimento dos próprios deputados, a sessão ordinária desta quinta-feira, 27, será realizada às 9 horas.

CPI do Leite

Durante a sessão, o deputado Amauri Ribeiro (UB) anunciou os nomes dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito do Leite. O grupo foi instituído para investigar supostas irregularidades na cadeia produtiva do leite em Goiás. 

 Além do próprio Amauri, que é o autor da iniciativa, e será o presidente, também farão parte o deputado Coronel Adailton (Solidariedade), como relator, além dos titulares Fred Rodrigues (DC), Wagner Neto (Solidariedade) e Cairo Salim (PSD). Os suplentes são os deputados Gugu Nader (Agir), Charles Bento (MDB), Dra. Zeli (UB), Veter Martins (Patriota) e Delegado Eduardo Prado (PL).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.