Lei que institui o Dia do Designer de Interiores é publicada no Diário Oficial
Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 21.874 (originalmente projeto de lei nº 6520/21), de autoria do ex-deputado Paulo Trabalho (PL), que propõe a criação do Dia do Designer de Interiores e Ambientes. A matéria tem o objetivo de valorizar a profissão. A data será comemorada anualmente no dia 30 de outubro.
O ex-parlamentar destaca que os designers de interiores são vistos por muitos como grandes artistas que combinam visão estética com conhecimentos técnicos e habilidades práticas. “Esse profissional pode ser responsável pelo desenho de imóveis (criando peças de acordo com as necessidades do cliente), pela decoração e paisagismo (decorando ambientes residenciais e comerciais internos), pelo projeto em si (elaborando plantas e maquetes indicando cores, estilo e a disposição de móveis e objetos em certo espaço) e pelo gerenciamento (acompanhamento da compra de móveis e acessórios, realização de orçamentos)”, aponta o autor da matéria.
Paulo Trabalho afirma, ainda, que a Lei nº 13.369, de 2016, reconhece a profissão de designer de interiores, salientando que “atividades que visem alterações nos elementos estruturais devem ser aprovadas e executadas por profissionais capacitados e autorizados na forma da lei”.