Ícone alego digital Ícone alego digital

Pauta da CCJ de hoje

02 de Maio de 2023 às 08:00
Crédito: Hellenn Reis
Pauta da CCJ de hoje
Comissão de Constituição, Justiça e Redação híbrida
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação reúne-se nesta terça-feira, 02, para apreciação e votação de mais de 40 projetos. O abono para que servidores atuem até aposentadoria compulsória é uma das pautas.

Trinta e sete projetos de lei com parecer favorável estão aptos à votação dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na reunião desta terça-feira, 2.

Há também, para serem votados, cinco projetos com parecer desfavorável e uma série de vetos da Governadoria. Além disso, 19 processos devem ser distribuídos.

Um dos projetos de lei sobre os quais os deputados deliberarão é o de no 10734/22, de Karlos Cabral (PSB). O projeto altera a Lei Complementar nº 161/20, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás – RPPS/GO, para incentivar o servidor público a permanecer em atividade até a aposentadoria compulsória, poupando as despesas do Estado com aposentadoria e com a contratação de novos servidores.

Esse incentivo, dispõe o projeto, será um abono de permanência ao servidor titular de cargo efetivo que completar as exigências para a aposentadoria voluntária e optar expressamente por seguir em atividade. O abono equivaleria ao valor da contribuição previdenciária ordinária e seria pago até que fossem completadas as exigências para a aposentadoria compulsória.

Tal possibilidade quanto ao abono de permanência está especificada no § 19 do art. 40 da Constituição Federal, parágrafo que recebeu nova redação com a EC no 103, de 2019.

Cabral enaltece dois ganhos com a proposição – aliviar “os cofres da previdência pública” e conceder uma vantagem ao servidor que opte por permanecer em atividade.

Outros projetos de lei com parecer favorável a ser votado na CCj  é o de no 435/2023, do líder do governo na Alego, Wilde Cambão (PSD). O projeto define a Política de Desenvolvimento ao Adulto com Transtorno do Espectro Autista, que prevê, no artigo 1º, que “o Poder Executivo deverá assegurar o diagnóstico e o tratamento de adultos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) dentro da rede pública de saúde do Estado Goiás”.

Ficam previstas também a capacitação de profissionais da área de saúde mental para atender os adultos com TEA e o desenvolvimento de um atendimento multidisciplinar e integral.   

De autoria de Amilton Filho (MDB), o projeto no 445/23, por sua vez, obriga as empresas locadoras de veículos localizadas em Goiás a disponibilizarem automóveis adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com temas diversificados, há outros projetos aptos à votação, como o de no 401/23, de Antônio Gomide (PT), que institui a Semana Estadual de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, a ser celebrada anualmente entre 12 e 18 de junho (12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil); no 10142/22, de Major Araújo (PL), que reajusta os valores das pensões vitalícias do acidente radioativo com o Césio-137 para adequá-las ao salário mínimo vigente em 2022; no 400/23, do deputado Veter Martins (Patriota), que obriga a disponibilização de cardápios físicos nos bares, lanchonetes, restaurantes e similares para oferecer maior comodidade sobretudo a clientes idosos; e no 449/23, de Ricardo Quirino (Republicanos), que dispõe sobre a garantia de prioridade de tramitação dos procedimentos investigatórios e processuais que visem à apuração e responsabilização de crimes contra a pessoa idosa. Quirino preside na Alego a recém-criada Comissão de Atenção à Pessoa Idosa.

Também estão aptos à votação com pareceres favoráveis os 30 projetos seguintes:

Projeto no 8809/21 – deputado Charles Bento – Dispõe sobre a doação e transmissão definitiva dos computadores desktop ChromeBooks entregues aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Projeto no 10270/22 – deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública a Casa da Criança Santa Maria Faustina, com sede no município de Padre Bernardo.

Projeto no 10749/22 – deputado Antônio Gomide – Declara de utilidade pública o Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso, com sede no município de Alto Paraíso de Goiás.

Projeto no 10850/22 – deputado Charles Bento – Concede título de cidadania a Igor França Guedes.

Projeto no 106/23 – deputado Lincoln Tejota – Institui, no calendário cívico Cultural do Estado de Goiás, o dia da Cannabis Terapêutica.

Projeto no 181/23 – deputado Lucas Calil – Declara de utilidade pública a Associação Vida de Cão, com sede no município de Inhumas.

Projeto no 273/23 – deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre o reconhecimento dos Doces de Nerópolis como patrimônio cultural e imaterial goiano.

Projeto no 283/23 – deputado Veter Martins – Torna obrigatória, em estabelecimentos que comercializam plantas, a afixação de cartaz informativo sobre plantas tóxicas aos animais.

Projeto no 289/23 – deputado Talles Barreto – Dispõe sobre os impedimentos aplicados aos invasores de propriedades rurais no âmbito do Estado de Goiás e dá outras providências.

Projeto no 293/23 – deputado Gustavo Sebba – Fica criada a Galeria Lilás no âmbito da Assembleia Legislativa de Goiás.

Projeto no 306/23 – deputado Lucas Calil – Declara de utilidade pública a Associação Vida de Cão, com sede no município de Inhumas.

Projeto no 319/23 – deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede título de cidadania a Angelo Mauro Antinarelli.

Projeto no 326/23 – deputado Cristiano Galindo – Institui o Dia Estadual do Fisioterapeuta.

Projeto no 345/23 – deputado Júlio Pina – Declara de utilidade pública a Associação Acolher, com sede no município de Castelândia-GO.

Projeto no 366/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás.

Projeto no 368/23 – deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a redução do ICMS incidente nos produtos sem lactose no âmbito do Estado de Goiás.

Projeto no 375/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual da Fundação Rotária.

Projeto no 376/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual do Contador.

Projeto no 377/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual do Ostomizado.

Projeto no 378/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui o Dia Estadual do Médico Oncologista.

Projeto no 379/23 – deputado Bruno Peixoto e outros – Concede título honorífico de cidadania a Vicente Datena Neto.

Projeto no 385/23 – deputado Veter Martins – Declara de utilidade pública a Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia – ADAP, com sede no município de Aparecida de Goiânia.

Projeto no 393/23 – deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública o Centro de Convivência Seio de Abraão – Serviço de Ensino, Apoio, Resgate e Auxílio, com sede no município de Goiânia.

Projeto no 395/23 – deputado Dr. George Morais – Dispõe sobre o reconhecimento da Caminhada da Fé como patrimônio cultural e imaterial goiano.

Projeto no 405/23 – deputado Wagner Camargo Neto – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás a Festa Tradicional dos Caretas de Pouso Alto, realizada no Município de Campos Belos.

Projeto no 407/23 – deputado Wagner Camargo Neto – Institui o dia do atleta paralímpico no âmbito do Estado de Goiás.

Projeto no 447/23 – deputado Cairo Salim – Confere ao município de Cristianópolis o título de ‘Capital da Fé Cristã’

Projeto no 451/23 – deputado Paulo Cezar Martins – Institui a Política Estadual Adote a Saúde no âmbito do Estado de Goiás.

Projeto no 460/23 – deputado Júlio Pina – Declara de utilidade pública a Associação Guerreiros da Última Hora, com sede no município de Goiânia.

Projeto no 464/23 – deputado José Machado – Acrescenta exceção à proibição de uso de fogos de artifício em festividades culturais reconhecidas como patrimônio cultural.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.