Ricardo Quirino elogia aprovação de pautas voltadas à pessoa idosa
Em discussão das matérias constantes na Ordem do Dia desta terça-feira, 2, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) fez elogios às medidas recém discutidas com foco na pessoa idosa.
O parlamentar elogiou o projeto 1474/19, de autoria dos deputados Talles Barreto (UB), Wilde Cambão (PSD) e Amilton Filho (MDB). A proposta proíbe a oferta e realização de contrato de empréstimo financeiro com idosos por meio de ligação telefônica, citando a grande incidência de casos de golpes nessas situações. Na visão de Quirino, a medida trará mais segurança à pessoa idosa em Goiás, citando, inclusive, um caso em sua família em que aconteceu situação semelhante.
Outra medida sobre o tema, a proposta 4720/19, de iniciativa da hoje deputada federal Lêda Borges (PSDB), foi enaltecida pelo deputado. O projeto de lei trata sobre a utilização de espaços públicos de ensino para atividades destinadas à terceira idade, e, na visão do parlamentar, projetos como esse “representam integração do idoso à sociedade, pois, o que é bom para os idosos, deve ser bom para todos.”.
Ricardo Quirino concluiu sua fala citando que a aprovação dos projetos vai ao encontro do que preconiza a Organização das Nações Unidas quando elenca os direitos da pessoa idosa, em especial o direito à autorrealização, com acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade.