Educadores cristãos recebem homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa de Cairo Salim

Solenidade aconteceu na noite desta terça-feira, 2, por iniciativa do deputado Cairo Salim (PSD), e reuniu dezenas de pessoas ligadas a instituições confessionais de ensino. Segundo o parlamentar, a intenção foi reconhecer os relevantes serviços prestados por essas instituições ao Estado de Goiás.
A sessão foi presidida pelo propositor da homenagem, Cairo Salim, que teve ao seu lado, na mesa diretiva dos trabalhos, a deputada Dra. Zeli (UB), a pastora e diretora da Escola Videira, Valéria Felipe Tocantins, e o pastor Marcos Motta. Com a sessão já em andamento, o secretário municipal de educação, Wellington de Bessa Abreu, também tomou assento na mesa.
No evento, 56 educadores cristãos receberam o Certificado do Mérito Legislativo, honraria concedida pela Casa, a partir de propostas feitas por parlamentares.
Em sua manifestação inicial, Salim lembrou que o plenário da Assembleia Legislativa de Goiás é um espaço de debates, muitas vezes, acalorados, mas também é um ambiente de homenagear pessoas que trabalham em prol da vida em comunidade.
Segundo ele, os escolhidos para receberem a honraria, representam as centenas, ou talvez milhares de educadores que professam a fé cristã. De acordo com o deputado, em todo o Brasil, são mais de mil escolas cristãs evangélicas.
O parlamentar ainda afirmou que considera a profissão de educador, um sacerdócio e a mais importante, entre todas as outras. “Aquele que ensina deve ser muito bem valorizado. Nós sabemos que para nosso país alcançar níveis respeitáveis, mundialmente falando, nós precisamos valorizar a educação. (...) Nós, enquanto nação precisamos, investir nisso e melhorarmos a qualidade das nossas escolas”, sublinhou.
Convidado a fazer uso da palavra representando o presbitério da Igreja Videira, o pastor Marcos Donizete Mota, pontuou que a Igreja, na qual ele congrega, já vem investindo em educação há muitos anos.
Segundo alegou Mota, é papel fundamental de uma Igreja, participar do processo educacional de uma nação. “É extremamente importante que a Igreja atue, patrocinando, fundando e, também, trilhando os princípios daquilo que vai ser ensinado a uma nação”, disse ele.
Marcos Motta lembrou, ainda, a importância das escolas católicas na formação educacional do Brasil, que segundo ele, são instituições de muita qualidade até nos dias de hoje, no que as igrejas evangélicas vieram se juntar, mais recentemente.
Após a entrega dos certificados, Valéria Tocantins falou em nome dos homenageados. A educadora e pastora da Igreja Videira iniciou seu discurso agradecendo a iniciativa de Cairo Salim e falando da sua alegria em poder homenagear os educadores cristãos, na Casa do Povo.
A diretora da Escola Videira ainda disse que se sentia muito honrada em ver os educadores sendo honrados. “Eles são os heróis que trabalham diariamente, exaustivamente, insistentemente para formar o ser humano. E os educadores cristãos trabalham para formar a mente, o corpo e o espírito do ser humano”, afirmou.
O secretário de Educação de Goiânia, Wellington de Bessa Abreu, lembrou do momento que a educação vive, com os casos de violência e ameaças externos contra as escolas. Para ele, uma agressão à educação, é uma violência contra todos os princípios.
Nesse sentido, para ele, a homenagem de hoje vem ao encontro da proposta dos que educam, dos que pregam os princípios cristãos e buscam levar às crianças, ensinamentos, que vão além do pedagógico. “Sei bem da importância desse trabalho realizado por vocês. Parabenizo esse trabalho. E espero que Deus fortaleça cada dia mais essa atuação, fortaleça cada vez mais o acreditar na educação. A educação é instrumento de mudança social, de emancipação, de possibilitar a evolução do pensamento humano”, disse o secretário.
Bessa ainda citou a importância da parceria das escolas confessionais com a educação municipal e com outros entes federativos. Segundo ele, o Centro de Educação Infantil (CEI) Videira é referência de qualidade na rede conveniada do município.
Ao encerrar a sessão, o deputado Cairo Salim se comprometeu a realizar outra solenidade para homenagear outros educadores cristãos.