Delegada de Proteção Animal defende castração como ação ideal para prevenir o abandono dos bichos
Na audiência pública promovida pelo deputado Eduardo Prado (PL) na manhã desta quarta-feira, 3, sobre Controle Populacional de Cães e Gatos e os Castramóveis, a delegada Simelli Lemes de Santana, titular do Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil de Goiás, defendeu que as cirurgias de castração são a alternativa ideal para o controle populacional de cães e gatos e para prevenir o abandono animal.
Segundo a delegada, há 11 anos nenhuma política foi feita pelos órgãos públicos para controle populacional e, consequentemente, isso se reflete nas ruas. Simeli Lemes afirma que a legislação tem que acompanhar a evolução da sociedade e que antes da castração é necessário a conscientização da população sobre o assunto.
A delegada lembrou que os donos dos bichos têm o dever de cuidar. "Temos direitos e deveres com os animais. Você não pode simplesmente só alimentá-los, você também tem o dever de castrá-los, identificá-los e se responsabilizar por eles. Se uma fêmea parir mais sete filhotes, são mais sete vidas nas ruas. As pessoas precisam ser conscientizadas da necessidade de castração e o que engloba o seus direitos e deveres em relação aos animais”, afirmou.