Antônio Gomide questiona projeto que propõe alterações em leis ambientais
O deputado Antônio Gomide (PT) fez uso da tribuna durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, dia 3, para questionar a tramitação de um projeto de lei, protocolado, de acordo com o parlamentar, na última terça-feira, dia 2, com a proposta de alterações em leis estaduais ambientais.
Segundo o petista, a matéria em questão foi encaminhada à Comissão Mista, onde deverá, conforme Gomide, ser votada com celeridade. Diante da afirmativa, o deputado alerta, entretanto, para a necessidade de debates a respeito da temática, com o intuito de ter conhecimento a respeito das alterações, tanto por parte da Casa de Leis, quanto da sociedade goiana. “Tenho certeza que a maioria não tem conhecimento do teor desse projeto”, enfatizou.
Gomide destacou, ainda, notícias veiculadas em jornais regionais, na última semana, voltadas ao desmatamento em Goiás. A primeira publicação expõe, de acordo com o parlamentar, que dois terços da área desmatada no estado não foram fiscalizados. Já a segunda afirma que, de 2019 a 2023, houve 32 mil notificações de desmatamento, sendo que apenas 30% com fiscalização.
“Essa é a realidade de Goiás e nós estamos aqui quase aprovando um projeto que muda quatro leis ambientais, sem nenhum debate”, frisou Gomide, com a afirmativa de que a propositura em questão deve ser encaminhada à Comissão de Meio Ambiente do Parlamento goiano e, ainda, discutido com a sociedade por meio de audiências públicas.