Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria sanciona proibição de medicamentos anticio para caninos e felinos

08 de Maio de 2023 às 10:26

Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 21.910 (originalmente projeto de lei no 5978/21), de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) e subscrito pelo deputado Gugu Nader (Agir), que visa proibir a comercialização e uso de medicamentos anticio para espécies caninas e felinas domésticas ou domesticadas de Goiás. A matéria foi aprovada em dois turnos em março.

O projeto especificou o combate ao uso de hormônios de forma ilegal ao propor tanto a fiscalização como a sua criminalização. São hormônios não prescritos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás, que indica o uso de cirurgias para a castração dos animais.

A lei, sustentam os parlamentares, salvará a vida de cães e gatos. “Prefeitos irresponsáveis estão usando hormônios como medicamentos anticio, o que gera amputações, deformações e prejudica a qualidade de vida do animal”, assinalou Nader.

De acordo com o deputado, o uso indiscriminado de medicamentos anticio tem sido prática cada vez mais recorrente em tutores de cães e gatos domésticos. “Seja com a finalidade de evitar gestações indesejadas, seja para que não haja cio, causando exposição desses animais a elevadas doses de hormônios e, consequentemente, aumentando a chance de desenvolvimento de câncer e do nascimento de filhotes com sérias deformações”, declarou Gugu como justificativa da matéria. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.