Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Fred Rodrigues veda a participação de transgêneros em competições femininas em Goiás

09 de Maio de 2023 às 09:14

Em trâmite na Assembleia Legislativa de Goiás, a proposição 677/23, de autoria do deputado Fred Rodrigues (DC), propõe a vedação da atuação de transgêneros em equipes do sexo oposto ao de nascimento. De acordo com a norma proposta, o sexo biológico será o único critério definidor do gênero dos competidores em competições esportivas oficiais no estado de Goiás.

Em sua justificativa, o legislador afirma visar a proteção das mulheres em competições esportivas oficiais, atentando exclusivamente ao aspecto fisiológico. Conforme o parlamentar, ainda na motivação da propositura, “é fato que o ingresso de mulheres transgêneros em ligas esportivas femininas para competirem em igualdade com as demais, provoca evidente desequilíbrio, injustiça e até riscos à incolumidade física das envolvidas”.

Nos termos do projeto de lei, aos transgêneros fica garantida a participação apenas em equipes que correspondam ao seu sexo biológico, e o atleta transgênero que omitir sua condição da respectiva entidade de administração do desporto e da respectiva entidade de prática desportiva responderá por doping e será banido do esporte. Além dessas medidas, a norma prevê, também, multa de até 100 salários mínimos à federação, entidade ou ao clube de desporto que descumprir a norma.

A proposição foi recebida pela Diretoria Parlamentar da Assembleia e tramitará pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) antes de ser examinado pelo plenário da Casa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.