Ícone alego digital Ícone alego digital

Política que busca prevenir, detectar e controlar trombofilia é aprovada em Plenário

09 de Maio de 2023 às 16:10

Dispor sobre a política de prevenção, detecção e controle da trombofilia é o tema da proposição n° 917/22, do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), aprovada em segunda discussão e votação em Plenário nesta terça-feira, 9.

Trombofilia ou hipercoagulabilidade é a propensão de desenvolver trombose devido a uma anomalia no sistema de coagulação.

A política proposta por Peixoto autoriza “as unidades da Rede Estadual de Saúde de Goiás a realizarem exames para a detecção de trombofilia, especialmente em mulheres, sempre que, a critério médico, tal procedimento for considerado necessário”.

Fica disposto também que “as ações de prevenção, detecção e controle da trombofilia serão baseadas em avaliações individualizadas e, após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente”.

Prevê-se, ainda, que na execução dessa política podem ser feitas parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde e demais entidades integrantes da Rede de Saúde.

Dispõe-se, por fim, que serão realizadas campanhas de sensibilização dos profissionais de saúde, capacitando-os e aprimorando-os quanto a novos avanços nos campos da prevenção e da detecção precoce da trombofilia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.