Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral criticou a repercussão da decisão do STF sobre associações de socorro mútuo em Goiás

09 de Maio de 2023 às 16:02

Primeiro a falar durante as discussões da Ordem do Dia, o deputado Karlos Cabral (PSB) comentou a recente decisão do Superior Tribunal Federal (STF) declarando inconstitucional a Lei 20.894/20, de sua autoria, que regulamentava as associações de socorro mútuo em Goiás.

Na visão do parlamentar, as repercussões dessa decisão não têm sido corretamente abordadas. “O que nós buscamos com a lei foi dar uma proteção jurídica extra aos associados”, afirmou. Para Karlos Cabral, a lei promove, inclusive, a fiscalização das associações de proteção veicular por parte do Programa de Defesa do Consumidor (Procon). Entretanto, a visão propagada no sentido de denegrir a imagem das associações de proteção veicular como irregulares, após a decisão do STF, prejudica o setor", afirma Cabral.

O parlamentar encerrou seu pronunciamento citando os direitos e garantias fundamentais presentes na Constituição Federal, especificamente os incisos XVII e XVIII do artigo 5º, que tratam do direito de associação. “Não podemos deixar esse discurso negativo sobressair, pois a importância do segmento da proteção veicular é uma realidade, faz justiça e garante direitos e dignidade aos consumidores filiados às associações de socorro mútuo e que não têm condição de arcar com os altos valores de um seguro atualmente”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.