Ícone alego digital Ícone alego digital

Reforçando a defesa da mulher

10 de Maio de 2023 às 16:13
Crédito: Divulgação
Reforçando a defesa da mulher
Inauguração da Procuradoria da Mulher em Nova Veneza
Ao participar da inauguração da Procuradoria da Mulher na Câmara de Nova Veneza, na noite desta terça-feira, 9, a procuradora da Mulher na Alego, deputada Rosângela Rezende, disse que é "um marco histórico".

A deputada e procuradora da mulher na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Rosângela Rezende (Agir), participou, na noite da última terça-feira, 9, da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Nova Veneza. O lançamento de um lugar destinado à escuta e apoio das mulheres do município foi traduzido por ela como “um marco histórico”. 

“Estamos ampliando cada vez mais o número de procuradorias. Afinal, sabemos que é grande o desafio em relação à valorização das políticas públicas e da construção de melhorias para um futuro que passe pela garantia de direitos”, declarou a parlamentar ao celebrar a inauguração do espaço. 

A cerimônia contou com a presença do prefeito da cidade, Valdemar Batista Costa, e da primeira procuradora e presidente da Câmara Municipal, Sara Maria, que, agora, é também procuradora da mulher na Casa de Leis. 

Ao falar sobre a importância do espaço, o gestor aproveitou para parabenizar o deputado e presidente do Legislativo goiano, Bruno Peixoto (MDB), pelo empenho em relação à valorização e proteção das mulheres goianas. “Estamos felizes por essa iniciativa. Sabemos que muitas mulheres que sofrem agressões têm dificuldades para relatar isso a um policial, por exemplo. Agora temos um lugar de acolhimento, algo inédito na nossa cidade”.  

O sentimento da primeira procuradora da mulher no município é semelhante. “Sinto alegria e gratidão. Temos agora um espaço aconchegante e lindo. Ficamos felizes pelo espaço de acolhida das mulheres venezianas. Todas, sem dúvida, terão aqui um cuidado especial”, celebrou Sara Maria.

A sala da Procuradoria Especial da Mulher foi inaugurada com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência, prestando assistência e dando o respaldo necessário a cada uma delas. Esta é a segunda Procuradoria aberta no estado, a primeira foi instalada na cidade de Formosa. 

A ampliação desses espaços é algo defendido constantemente pela deputada. Em recente entrevista à Agência de Notícias da Assembleia, Rosângela explicou que o que se pretende é acender uma chama no outro para que todos se responsabilizem. “Já é sabido que a violência é cultural, institucionalizada e patriarcal. A sociedade também precisa se envolver e se responsabilizar, uma vez que isso implica numa construção que deve ser de todos”, argumentou. 

“A ideia é que a gente avance na garantia dos direitos da mulher, em especial na redução do feminicídio e da violência. A Procuradoria cumpre o papel de estabelecer o elo entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para que seja possível compor, denunciar, acolher, somar, juntamente com essa rede de proteção”, arrematou a parlamentar que ainda se colocou à disposição para receber vereadores de todo estado que queiram abraçar a causa como registrado nas cidades de Formosa e Nova Veneza. 

Na Alego

Em março, a deputada Rosângela Rezende (Agir) foi empossada como procuradora Especial da Mulher contando com as procuradoras adjuntas, com as quais alternará essa função nos próximos quatro anos: as deputadas Bia de Lima (PT), Vivian Naves (Progressistas) e Dra. Zeli (UB).  

Na ocasião, ainda foram empossadas a secretária de Assistência Social, primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, e a secretária de Projetos Especiais da Assembleia Legislativa, Dra. Cristina.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.