Projeto que cria canal de denúncia ambiental para ribeirinhos passa na primeira votação
Durante a Ordem do Dia desta quarta-feira, 10, os deputados aprovaram, em primeira discussão e votação, proposta do deputado Lucas Calil (PSD) constante do processo de nº 1343/20. A matéria propõe estabelecer rapidez no processo de combate a crimes ambientais por meio da criação de um canal específico entre a população ribeirinha e os órgãos de investigação pertinentes.
De acordo com o projeto, o programa funcionará para criar um canal específico de denúncia ambiental entre moradores ribeirinhos com os órgãos competentes de investigação. O deputado explica que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) ficará a cargo da destinação, dentro de sua estrutura organizacional, da área de recepção de denúncias provenientes da população ribeirinha, bem como o cadastro desse contingente como patrulheiros do rio.
O parlamentar enfatiza que a propositura é para dar agilidade no combate a crimes ambientais, sendo incabível e inconcebível que o tempo de resposta, desde o conhecimento do crime ambiental até sua investigação, seja demorado.