Projeto que garante proteção a colmeias é aprovado em primeira votação
Realocação e proteção de colmeias no estado de Goiás é a proposta contida no projeto de lei nº 1341/20, de autoria do ex-deputado Paulo Trabalho, que foi aprovada em primeira discussão e votação na sessão ordinária desta quarta-feira, 10.
Trabalho afirma, em sua justificativa, que, em primeiro plano, as abelhas desempenham uma importante função ambiental para a sociedade, tais como a polinização, produção de mel e preservação da vida no planeta. Ele frisa, porém, que estes pequenos animais, na maioria das vezes, não recebem a devida proteção.
“Como bem salienta Warwick Estevam Kerr, em 'História Agrícola no Brasil', as abelhas foram importantes desde os primórdios da humanidade, sendo símbolo de defesa, riqueza e tema de escritos de Aristóteles; ainda hoje continuam sendo produtoras de alimentos naturais riquíssimos essenciais à humanidade que, a cada dia, sofre de fome crescente", anota o parlamentar em sua justificativa.
Trabalho registra, ainda: “As abelhas e outros polinizadores são extraordinariamente importantes para os pátios e jardins urbanos, uma vez que ajudam diversas plantas em floração a transportar o pólen necessário para produzir sementes, frutas e legumes que servem de alimento a seres humanos, pássaros e outros animais”.
O parlamentar informa que, das 141 espécies de plantas cultivadas no país para alimentação, produção animal, biodiesel e fibras, aproximadamente 60% dependem da polinização animal, como aponta a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "A preocupação com o declínio das populações de abelhas e outros insetos é crescente em todo o mundo, o que levou governos e organizações a investigar sistematicamente o problema e suas causas.”
O deputado do PSL diz que um bom exemplo a ser citado é o do Corpo de Bombeiros da cidade goiana de Posse, que desempenha um trabalho com muita eficácia, uma vez que a corporação possui maior preparo, o que torna o processo mais hábil.
O deputado conclui sua justificativa: “Pelos motivos acima elencados, se faz nítida a importância da preservação, cuidando do resgate, manejo das colmeias e abelhas de nossa região. Este projeto vem para elucidar a importância das abelhas silvestres, e complementar a legislação atual de nosso Estado sobre o tema em tela”.