Aprovado projeto que cria galeria de ex-deputadas na Alego e outras proposituras
O Plenário aprovou três projetos de resolução durante a sessão extraordinária desta quarta-feira, 10. Com 24 votos favoráveis e nenhum contrário, foi aprovado o projeto de resolução nº 694/23, de autoria da Mesa Diretora, que altera o Regimento Interno da Casa.
Também foi aprovado o projeto nº 88/23, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que dá denominação de Deputado Júlio da Retífica à sala de comissões da Assembleia Legislativa.
E ainda o projeto nº 293/23, do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que cria a Galeria Lilás na sede do Parlamento Goiano.
O deputado afirma, na justificativa do projeto, que a mulher vem, ainda que de forma lenta e gradual, se afirmando na vida política partidária e institucional de Goiás.
“As mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas. A não ocupação desses espaços deixa as mulheres à margem dos processos de elaboração das políticas públicas, além de enfraquecer a democracia”, colocou.
Ele, ainda, argumenta que, com muita coragem e lutas, elas mudaram o conceito da mulher na sociedade.
“Com isso, o projeto objetiva homenagear e agraciar todas as mulheres pelo seu esforço, pelas lutas e pelas vitórias, que muito já contribuíram para o nosso Estado. A Galeria Lilás visa incentivar as mulheres a lutar por seu espaço e seus objetivos, demonstrando a sua capacidade e o seu direito na sociedade”, finalizou.