Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei que visa dar mais espaço para debater a educação inclusiva tem sanção publicada

11 de Maio de 2023 às 17:45

No intuito de ampliar o debate sobre educação inclusiva, tão necessário e pouco abordado, foi sancionado pelo governador interino Daniel Vilela (MDB) o Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva, de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB). Trata-se da Lei Estadual nº 21.919 (originalmente projeto de lei nº 4800/21).

Cabral assinala que o Dia Estadual de Luta pela Educação Inclusiva é comemorado no cenário nacional desde 2004, a fim de reafirmar a defesa de uma educação verdadeiramente inclusiva, que tenha como referência aqueles que têm sido reiteradamente excluídos dos sistemas de ensino formal: negros, meninas, homossexuais, índios, populações em situação de rua, adolescentes autores de ato infracional e pessoas com deficiência (crianças e jovens), que constituem o público-alvo da educação especial.

A partir de agora, a data comemorativa, definida como 14 de abril, passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Goiás. Ao defender a pauta voltada à cidadania, o deputado ressalta a educação como um direito afirmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Declaração de Incheon (2015), na Constituição Federal (1988), na Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação, e na Lei nº 11.738/2008, do Piso Nacional do Magistério.

“A principal diferença entre a escola inclusiva e a escola especial é que a escola inclusiva é toda instituição de ensino que deve propiciar um ambiente acolhedor e inclusivo a todas as pessoas, retirando as barreiras que impedem o desenvolvimento pleno dos indivíduos. Já a escola especial consiste em institutos que acolhem uma parcela da sociedade a fim de tratar as suas necessidades específicas, que, por muitas vezes, ficam desamparadas pelo ensino regular”, define Karlos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.