Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta para agilizar cobrança do ITCD já vigora como lei

15 de Maio de 2023 às 07:17

O Governo Estadual publicou no Diário Oficial a Lei 21.915/23, aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás. O projeto, de autoria do Executivo, que tramitou na Casa como processo n. 580/23, altera o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE) para aperfeiçoar a parte que trata do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).

O chefe do Executivo acatou proposta da Secretaria de Estado da Economia (Economia), segundo a qual é necessário agilizar a atual sistemática de processamento do ITCD para maior celeridade e eficiência no tratamento do imposto em Goiás, sem, contudo, descuidar das garantias do crédito tributário.

“Busca-se atribuir o dever de apuração e de pagamento do imposto ao contribuinte, sem qualquer participação prévia da administração tributária, exceto pela disponibilização do sistema informatizado em que se dará todo o trâmite da declaração e do pagamento do imposto”, explica a pasta da Economia na exposição de motivos enviada ao governador.

De acordo com o documento, altera-se a forma de lançamento do ITCD, que passa a ser por homologação, uma vez que são atribudas ao sujeito passivo as obrigações de calcular e pagar o tributo. Conforme a Economia, a finalidade primordial é proporcionar maior agilidade no processamento das declarações do ITCD, com a otimização do ingresso das receitas do imposto aos cofres públicos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.