Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás discutirá em instantes, em Anápolis, a importância do envelhecimento saudável e do respeito à pessoa idosa
Na noite desta segunda-feira, 15, o Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás, intitulado "Educando para Gerar Respeito", será realizado na Câmara Municipal de Anápolis a partir das 19 horas. O evento, promovido pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), em parceria com a Câmara Municipal de Anápolis, por meio da vereadora Cleide Hilário (Republicanos), busca promover o debate sobre o envelhecimento saudável e a valorização da pessoa idosa.
A gerontologia, área de estudo que abrange os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e outros relacionados ao envelhecimento, tem se mostrado cada vez mais relevante em um país que está passando por um rápido processo de envelhecimento de sua população. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas idosas no Brasil está aumentando significativamente, com taxas de crescimento de mais de 4% ao ano. Em 2020, cerca de 30 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais, representando 14% da população total do país. Estima-se que, em 2030, o número de pessoas idosas supere o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos em aproximadamente 2,28 milhões. Além disso, projeções indicam que, em 2050, a população idosa representará cerca de 30% da população brasileira.
Diante desse cenário, o evento em Anápolis tem como objetivo destacar a importância de um envelhecimento saudável e propor medidas para garantir uma qualidade de vida adequada para os idosos. O fórum contará com três palestras que abordarão diferentes aspectos relacionados ao tema.
O primeiro palestrante será o deputado estadual Ricardo Quirino, presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Alego, que trará reflexões sobre o "Envelhecimento Saudável". Como defensor dos direitos e bem-estar dos idosos, Quirino trará sua expertise para conscientizar o público sobre a importância de cuidar da saúde física e mental nessa fase da vida.
Outra palestrante presente será Haline Graciely Oliveira da Silva, enfermeira e pós-graduada em gerontologia. Com o tema "A importância do fortalecimento dos centros de convivência", Haline irá abordar a relevância desses espaços para promover o convívio social, a troca de experiências e a integração dos idosos na comunidade.
Marco Aurélio Bernardes Braz, educador físico e professor universitário, encerrará o ciclo de palestras com o tema "Os benefícios da atividade física x benefícios físicos no envelhecimento". Braz ressaltará a importância da prática regular de exercícios físicos para a manutenção da saúde e bem-estar dos idosos, ressaltando os benefícios físicos, cognitivos e emocionais que a atividade física pode proporcionar nessa fase da vida.
A vereadora Cleide Hilário, que atua na área social há mais de 20 anos e também se dedica ao bem-estar da terceira idade, ressalta a importância desse debate em Anápolis. Segundo ela, com a população envelhecendo, é fundamental contar com especialistas e profissionais qualificados que possam oferecer um acompanhamento adequado, garantindo que essa fase da vida continue sendo prazerosa e que os idosos tenham a qualidade de vida que merecem.
A preocupação da vereadora é pertinente, pois o envelhecimento saudável torna-se uma necessidade cada vez mais evidente. É imprescindível oferecer as condições necessárias para que as pessoas nessa faixa etária possam desfrutar de uma vida plena, com acesso a exercícios e atividades físicas que promovam seu bem-estar, optando por práticas naturais e saudáveis, visando evitar o uso excessivo de medicamentos no futuro.
Com a realização do Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás, a Alego e a Câmara Municipal de Anápolis reforçam seu compromisso em promover discussões relevantes e propor ações voltadas para a atenção à pessoa idosa. Ao unir esforços, os órgãos legislativos estadual e municipal demonstram seu empenho em garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos, estimulando a conscientização sobre a importância do envelhecimento saudável e o respeito à pessoa idosa em toda a sociedade.
O evento é aberto ao público e representa mais um passo na busca por uma sociedade mais inclusiva e consciente dos desafios e necessidades enfrentados pela população idosa. A expectativa é de proporcionar um diálogo enriquecedor entre os participantes, com a troca de conhecimentos e experiências, resultando em ideias e propostas que possam contribuir para a construção de políticas públicas e ações efetivas em prol do envelhecimento saudável e do respeito à pessoa idosa em Anápolis e em todo o estado de Goiás.