Ícone alego digital Ícone alego digital

Representante do CRP-GO defende a inserção de psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos nas escolas

16 de Maio de 2023 às 10:12

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza audiência pública na manhã desta terça-feira, 16, para debater a inserção de profissionais de psicologia, assistência social e fonoaudiologia na rede estadual de ensino. A doutora em psicologia Alba Cristine Santana, representando o presidente do Conselho Regional de Psicologia do Estado de Goiás (CRP-GO), Wadson Arantes Gama, apresentou argumentos a favor da proposta.

Ela destacou a relevância do projeto, que visa regulamentar a Lei Nacional 13.935, aprovada em 2019, tornando obrigatória a presença de uma equipe multiprofissional na rede pública de ensino. "Essa é uma lei que, quando aprovada, não é executada imediatamente, precisa de uma regulamentação e aqui em Goiás essa regulamentação ainda está em debate."

Segundo Alba, a presença desses profissionais na rede de ensino é fundamental para lidar com os episódios de violência e promover um ambiente de aprendizagem saudável. "Nós estamos lidando com crianças e jovens, envolvendo diferentes famílias e escolas diferentes. Portanto, a equipe multiprofissional vai contribuir nesse sentido."

A psicóloga ressaltou a necessidade de os profissionais da educação trabalharem de maneira integrada e não apenas focados em estudantes com dificuldades. "Quando a gente fala de psicologia na escola, a gente não está falando de psicologia clínica. Escola é outro lugar, a gente pensa em psicologia escolar e educacional, é uma especialidade da psicologia", defendeu a representante do CRP-GO.

Alba Santana mencionou a importância de adaptar a proposta à lei federal e garantir a efetividade da equipe multiprofissional. Ela salientou que os profissionais não devem estar na escola apenas para "atender alunos com problema", mas para contribuir com a qualidade do processo ensino-aprendizagem e com a saúde mental de toda a comunidade escolar.

A profissional reforçou a relevância do papel dos psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, e o quanto esses especialistas podem ajudar a resolver questões específicas do contexto educacional. "A psicologia pode contribuir com as questões das políticas institucionais, da forma que a escola se organiza, das metodologias de ensino, avaliação. O psicólogo é um especialista do desenvolvimento humano, então você vai ter um profissional que é especialista nessas questões para contribuir ajudando os profissionais da educação", finalizou.

A audiência pública marca um passo na discussão sobre a inserção desses profissionais na rede estadual de ensino de Goiás. A representante do CRP-GO se colocou à disposição para continuar contribuindo com o debate e aprimorar a proposta, visando a melhoria da educação no estado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.