Presidente do Conselho Regional de Serviço Social ressalta a importância da educação ampliada
Ao fazer uso da palavra na audiência pública que debate a inclusão de equipe multidisciplinar nos ambientes escolares da rede pública estadual de ensino, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da 19ª Região, Nara Cristina, ressalta que os profissionais de assistencialismo social, assim como os profissionais da psicologia, defendem a pauta. Ela apontou que a legislação federal inova ao atualizar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que organiza o sistema educacional brasileiro, e definir os novos padrões da educação inclusiva.
Ela ressalta que o projeto apresentado à Alego caminha nessa direção. Segundo Nara Cristina, atuar diretamente no ambiente escolar, promovendo esse acompanhamento próximo aos problemas, sobretudo os problemas cognitivos relacionados a saúde mental, é fundamental para efetivar o processo educacional.
“A inovação dessa lei é em ampliar o processo de ensino aprendizado, para além da sala de aula ou conteúdos abordados. É uma transmissão de conhecimento voltada para uma evolução. Percebemos que, efetivamente, a escola ainda deixa muito a desejar quando o assunto é contribuir para uma formação mais humanizada. A própria LDB traz como fundamento a educação ampliada, com equipes multidisciplinares capazes de efetivar uma educação de qualidade”, diz.
Por fim, a presidente do CRESS argumenta que é fundamental que a escola reavalie a forma como a instituição se relaciona com os estudantes, as respectivas famílias e com a sociedade a sua volta. “Nós precisamos de um espaço mais plural, um lugar com espaço para atuação de outras profissões que podem contribuir de forma muito importante para esse processo.”