Presidente do Conselho de Educação defende inserção de multiprofissionais na rede estadual de ensino
Em meio à audiência pública que discute a inserção de profissionais de psicologia, assistência social e fonoaudiologia na rede estadual de ensino de Goiás, o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio Roberto de Castro, destacou a importância dos profissionais listados para a permanência e sucesso dos alunos na escola. "O trabalho da psicologia, da fonoaudiologia e do serviço social está muito ligado, primeiro, à permanência e, depois, ao êxito."
O presidente do CEE ressaltou, ainda, a necessidade de uma reflexão sobre a didática e a forma de atuação dentro da escola, principalmente no contexto pós-pandemia. Ele mencionou a importância do projeto político pedagógico, que direciona o trabalho desenvolvido na escola, e a necessidade de inserção destes profissionais nesse processo.
"Um documento fundamental na escola é o projeto político pedagógico. É preciso que vocês, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, estejam inseridos nesse processo. Vocês vão ser mediadores nos conflitos que temos na escola e serão essenciais para o sucesso dentro da escola", enfatizou Castro.
O presidente destacou os desafios atuais, como as questões de segurança vividas em abril e a necessidade de adaptação após o retorno das aulas presenciais. Ele defendeu a relevância dos profissionais em questão e incentivou sua participação ativa nos projetos político pedagógicos das escolas, algo que, em sua visão, poderia fortalecer a presença desses profissionais na rede de ensino.
Castro finalizou sua fala colocando-se à disposição para futuros diálogos e mencionou que, como presidente de um órgão colegiado, apoiaria a iniciativa de inserção desses profissionais na rede estadual de ensino, caso o Conselho seja consultado.