Coronel Adailton pleiteia incluir Cavalhadas de Palmeiras de Goiás no Calendário Cívico Cultural e Turístico
O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) propôs, por meio do projeto de lei nº 729/23, incluir as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.
O parlamentar justifica que a festividade é a manifestação cultural mais popular da cidade, sendo reconhecido pela exuberância de sua apresentação, por dois grupos de cavaleiros vestidos com veludos, rendas, arminhos e bordados, portando lança, espada e pistola.
O evento reúne fé religiosa e cultural há 115 anos, desde 1908. A programação começa com o agito de dezenas de grupos de mascarados na praça da cidade e, em seguida, com a tradicional cavalgada e desfile de abertura, ocorre a Alvorada e a Missa das Cavalhadas.
O município ainda conta com uma particularidade em sua representação da luta entre mouros e cristãos: a participação de uma menina palmeirense que interpreta Floripes, filha do Rei Mouro, que é raptada pelo Rei Cristão e convence o pai a se converter ao cristianismo. A encenação é assistida por milhares de pessoas.
A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída para relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).