Ícone alego digital Ícone alego digital

Coronel Adailton pleiteia incluir Cavalhadas de Palmeiras de Goiás no Calendário Cívico Cultural e Turístico

18 de Maio de 2023 às 07:14

O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) propôs, por meio do projeto de lei nº 729/23, incluir as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. 

O parlamentar justifica que a festividade é a manifestação cultural mais popular da cidade, sendo reconhecido pela exuberância de sua apresentação, por dois grupos de cavaleiros vestidos com veludos, rendas, arminhos e bordados, portando lança, espada e pistola.

O evento reúne fé religiosa e cultural há 115 anos, desde 1908. A programação começa com o agito de dezenas de grupos de mascarados na praça da cidade e, em seguida, com a tradicional cavalgada e desfile de abertura, ocorre a Alvorada e a Missa das Cavalhadas.

O município ainda conta com uma particularidade em sua representação da luta entre mouros e cristãos: a participação de uma menina palmeirense que interpreta Floripes, filha do Rei Mouro, que é raptada pelo Rei Cristão e convence o pai a se converter ao cristianismo. A encenação é assistida por milhares de pessoas.

A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída para relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.