Na tribuna, Ricardo Quirino chama atenção para os direitos da pessoa idosa
Segundo deputado a fazer uso da palavra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, 18, Ricardo Quirino (Republicanos) subiu à tribuna para discutir a respeito das políticas públicas voltadas às pessoas idosas em Goiás.
“Como a população está envelhecendo e nós temos a cada dia mais um quantitativo de pessoas acima de 60 anos, problemas sociais, de ordem de saúde, que envolvem segurança pública, terão como vítimas ou algozes, pessoas idosas”, enfatizou o parlamentar, com a afirmativa de que, atualmente, a maioria dos idosos encontram-se ativos na sociedade. “E como ativos produzem, contribuem, trabalham, sustentam boa parte de famílias”.
Quirino destacou, ainda, o fato de que em 1991, a Resolução 4.691, da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu cinco princípios para as pessoas idosas, dentre eles a independência e dignidade, que, segundo o parlamentar, deve ser garantida à toda a população. “Tratar as pessoas idosas com dignidade é combater o preconceito etário”, evidenciou, com relação ao público citado.
Por fim, o deputado evidenciou a realização de uma sessão solene às 19 horas, no Parlamento goiano, em homenagem às pessoas idosas e profissionais que atuam na área, e agradeceu o governo estadual pelos feitos voltados a essa população.
“Agradecemos ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama Gracinha Caiado, que têm tido essa atenção na questão do social, especialmente à proteção e valorização de todos aqueles que estão acima dos 60 anos”.