Comissão de Turismo recebe reivindicações de moradores de Buenolândia
A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, presidida pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), promoveu, na tarde desta quarta-feira, 17, uma reunião realizada por vídeoconferência, com moradores de Buenolândia, distrito da cidade de Goiás. Na reunião, foi abordado o Marco Zero de Goiás, localizado no povoado, próximo aos rios Vermelho e Bugre, local que já se tornou um ponto de visitação turística.
O povoado de Buenolândia está localizado entre Itaberaí, Faina e Itapirapuã, a 35 quilômetros da cidade de Goiás, com acesso pela GO-070. São cerca de 200 habitantes e ali encontram-se alguns patrimônios históricos, com destaque para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a primeira construída em Goiás. A comunidade “Mulheres Aroeiras” executa fazeres tradicionais, como remédios a partir de plantas medicinais, doces e outras iguarias tradicionais da culinária goiana. Os produtos são expostos à comercialização.
Dona Jordelina Lopes é moradora da cidade e ocupa uma casa construída de adobe, com uma placa com o nome “Casas Pernambucanas”, ostentada na parede. Segundo a moradora, no local teria funcionado a primeira loja do ramo. Ela contou, ainda, sobre a festa do Divino Espírito Santo, realizada sempre no mês de junho. Esse ano acontecerá entre os dias 7 e 10, e será encerrada com o casamento de um militar, morador do distrito, um momento muito especial para a comunidade local.
Na reunião, os representantes de Buenolândia trouxeram reivindicações ao presidente da Comissão de Turismo. Solicitam a estadualização da estrada rural, que dá acesso ao povoado. Solicitam, ainda, a inclusão do destino na “Rota Turística” da região. As informações serão encaminhadas pelo deputado Coronel Adailton aos setores afins. Uma audiência pública deverá ser agendada com os moradores do povoado.
Uma das solicitações dos moradores da região é objeto de projeto de lei em tramitação na Casa. Trata-se do projeto de nº 708/22, de autoria do deputado Lucas Calil (MDB), que prevê o tombamento do "Marco Zero", do estado de Goiás. Essa matéria encontra-se na Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, aguardando conclusão do relatório. O parlamentar defende que o Marco Zero, localizado no distrito de Buenolândia, passe a integrar o patrimônio histórico-cultural de Goiás.