Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego realizou na manhã desta 2ª-feira palestra com o tema "Planejar é preciso", para diretores e secretários da Casa

22 de Maio de 2023 às 12:00
Crédito: Denise Xavier
Alego realizou na manhã desta 2ª-feira palestra com o tema "Planejar é preciso", para diretores e secretários da Casa
Curso: Planejar é preciso

A Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na manhã desta segunda-feira, 22, a palestra “Planejar é preciso”, voltada para diretores e secretários das unidades administrativas da Casa de Leis. O evento, no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela, teve por objetivo apresentar os procedimentos da Diretoria de Planejamento Estratégico e a importância de definir os planos a longo prazo.

O evento teve início com a explanação do diretor Executivo da Presidência, Rubens Kirsteim. Ele apontou que o intuito é mostrar aos diretores como o reflexo do planejamento é positivo, sobretudo quanto aàeconomicidade e à proatividade de algumas temáticas. Rubens salientou que o planejamento estratégico auxilia, ainda, na transparência e prestação de contas e que a organização prévia deixa mais claro qual caminho seguir.

“Costumamos dizer que o planejamento é a alma da nossa administração. Se antes falávamos em deixar as coisas fluírem e que as coisas acontecem no tempo certo, hoje não o fazemos mais. Então, devemos dar ao planejamento a real importância que ele tem”, disse Rubens, observando que o planejamento deve ser cumprido e para isso deve ser acompanhado e monitorado, inclusive com a produção de relatórios que apontem as informações referentes ao andamento dos processos.

Além disso, ele destacou que a atuação deve ser plural e conjunta, envolvendo diversas áreas, como Diretoria-Geral, Diretoria Financeira, Diretoria Administrativa, Diretoria de Planejamento Estratégico e Diretoria de Licitação.

O secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Sérvio Teixeira e Silva, explanou sobre o planejamento estratégico sob a ótica do controle externo. Sérvio abordou o arcabouço teórico que embasa o planejamento estratégico, destacando que é importante ter clareza dos conceitos de governança pública organizacional e gestão organizacional na hora de se pensar um planejamento estratégico.

Sérvio explicou que os conceitos se relacionam com avaliação de prioridades, direcionamento e monitoramento da gestão da organização. Entretanto, ele ressaltou que é preciso atentar-se quanto a diferença entre esses conceitos. “Enquanto governança diz respeito ao direcionamento e à efetividade do processo, a gestão se preocupa com a execução e a eficácia do processo.”

O secretário falou que o conjunto desses conceitos forma o sistema de governança e gestão organizacional. Segundo ele, esse sistema ampara os gestores ao garantir os critérios vinculados às necessidades e objetivos da organização, neste caso a Alego. “Esse sistema traz tranquilidade aos diretores, pois estabelece um passo a passo que deve ser seguido.”

O secretário de Compras da Casa, Frederico Leão, abordou o planejamento estratégico no processo de compras. Ele discorreu sobre a morosidade e extensão do processo de licitação, que envolve diversas fases. Segundo Leão, o planejamento é fundamental no momento de protocolar novas licitações, sobretudo para otimizar o processo. Conforme ele, ter clareza de informações e especificidade na hora de realizar os pedidos é o primeiro passa para efetivar o processo de compra.

O gestor finalizou destacando a importância de planejar e ter conhecimento prévio sobre as demandas e necessidades da organização.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.