Ícone alego digital Ícone alego digital

Em defesa da enfermagem

22 de Maio de 2023 às 16:39
Crédito: Maykon Cardoso
Em defesa da enfermagem
Audiência pública em defesa do piso nacional da enfermagem
O deputado Mauro Rubem promoveu audiência pública em defesa do piso nacional da enfermagem. O encontro contou com a presença de profissionais da área, representantes de sindicatos, conselhos e sociedade civil.

O deputado Mauro Rubem (PT) promoveu, na tarde desta segunda-feira, 22, audiência pública em defesa do piso nacional da enfermagem. O encontro foi realizado no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, por meio de frente parlamentar instituída pelo petista com o objetivo de debater a temática, e contou com a presença de profissionais da área, representantes de sindicatos, universidades, conselhos e sociedade civil.

Sob a presidência do deputado Mauro Rubem, a mesa intermediária do debate contou com a presença do deputado Antônio Gomide (PT), da gerente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Katia Martins. E ainda: da secretária de Saúde de Goiatuba, Patrícia Lemes; da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaúde-GO), Luzinéia Vieira; e da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (SIEG), Roberta Rios.

Na ocasião foram destacadas a efetivação do piso salarial da categoria e a defesa de sua aplicação nos municípios goianos. “Estamos dando o primeiro passo para uma conquista muito grande e essa será uma vitória daqueles que acreditaram na luta pelo piso. Agora, vamos à uma nova caminhada, para fazer com que esse piso se torne uma realidade em todas as cidades”, enfatizou Gomide.

A presidente do SIEG, Roberta Rios, parabenizou a iniciativa do debate do Parlamento goiano e destacou que a categoria seguirá em busca da aplicação do valor estabelecido a todos os profissionais, tanto na rede pública, quanto na privada. “Tivemos uma luta muito grande para chegar até aqui. Agora, teremos uma luta gigantesca para que a gente consiga, efetivamente, a implementação do piso salarial da enfermagem”, pontuou.

“Nós, do sindicato, estaremos vigilantes e atuantes nesse sentido da aplicação do piso salarial na rede pública e filantrópica, que vão receber o subsídio federal, na rede que atende 60% de pacientes SUS, e dos que não irão receber, que é a rede privada”, acrescentou a profissional, com a afirmativa de que a entidade permanecerá em constante fiscalização para o cumprimento do pagamento à categoria, em todos os setores.

Secretária de Saúde do município de Goiatuba, Patrícia Lemes evidenciou a importância da profissão e a busca pelo aumento. “Sou enfermeira de coração, com orgulho, e me emociono muito nessa conquista que tivemos, porque nós sabemos a luta que é fazer parte dessa profissão que faz a diferença. Sem a enfermagem não existem programas dentro do Sistema Único de Saúde, não existe assistência dentro dos nossos hospitais, não existe prevenção, promoção e nem recuperação de saúde”.

União

Presidente do Sindsaúde, Luzinéia Vieira destacou, durante a audiência pública, a importância da parceria para a garantia dos direitos voltados à aplicação do piso nacional da enfermagem. “Precisamos ainda de muita batalha, mas, acima de tudo, precisamos ser parceiros. A expectativa é para que possamos garantir dignidade aos profissionais da enfermagem”, frisou.

“Estamos aqui para apoiar o sindicato, dar legitimidade a essa politicidade e dizer que ninguém vai largar a mão de ninguém. A conquista é para todos, e todos os trabalhadores da saúde importam nesse momento do piso”, salientou a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Marta Valéria Calatayud.

Professora da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Camila Caixeta evidenciou o marco como de grande importância não apenas para os profissionais já em exercício, como, também, para os universitários em formação. “O nosso papel é da formação crítica e de competências, para um trabalho seguro, de qualidade e humanizado. Mas também é de uma responsabilidade ímpar para que os nossos estudantes, futuros enfermeiros, tenham orgulho da profissão e tenham coragem de se posicionarem contra aberrações, não só no cuidado, mas também na prática e valorização da enfermagem”, pontuou.

Garantia dos direitos

Representando a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a gerente de Gestão de Pessoas da pasta, Kátia Martins, afirmou que a administração trabalha, atualmente, com a análise de dados que possam viabilizar a garantia dos direitos no estado. “Neste momento estamos fazendo estudos, levantando quantitativo de profissionais de cada categoria e fazendo estudos de impacto financeiro, para que possamos avançar no sentido de implantar o piso nacional da enfermagem”, disse.

O deputado Mauro Rubem, por sua vez, evidenciou que o Parlamento goiano seguirá em luta, por meio de debates, para a aplicação do piso nacional da enfermagem no estado de Goiás. “Lei é para ser cumprida. Os donos de hospitais, prefeitos e governadores terão que cumprir com o estabelecido”, frisou. 

“Em nome da frente parlamentar, quero dizer que na Assembleia Legislativa de Goiás nós vamos trabalhar com todas as ações para o cumprimento imediato da lei e a garantia dos direitos a esses profissionais”, salientou.

O evento contou, ainda, com a entrega do Certificado de Honra ao Mérito pela efetiva participação nos movimentos da sociedade civil em defesa do piso salarial da enfermagem. Receberam a honraria os seguintes nomes:

Ademir Cardoso da Silva
Bárbara Souza Rocha
Cacia Regina de Paula
Davi Oliveira Gomes
Elisangela Franciscon Naves Borges
Flávia Alves Amorim Souza Sales
Giulema Rosa Leite
Heber Luidy da Silva Carvalho
Isadora Barreiras Queiroz 
Matheus Almeida Ramalho
Nicolly Ferreira da Silva 
Rocemilia Aparecida 
Sirley Braga
Sophia Antunes Rosa 
Vanessa Cindy Neres Lima 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.