Ícone alego digital Ícone alego digital

Benefícios aos servidores e eventos marcaram a semana na Alego

26 de Maio de 2023 às 15:50
Crédito: Divulgação
Benefícios aos servidores e eventos marcaram a semana na Alego
Mosaico da semana
A Casa de Leis realizou três sessões ao longo da semana. Nessas reuniões foram discutidas e aprovadas propostas que trataram da revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos e dos professores. Instalação da Frente Parlamentar Municipalista, posse da FGM, audiências públicas para discutir piso da enfermagem e debater a Lei Maria da Penha também foram realizadas. A semana ainda teve cursos, sessões solenes de homenagens e evento cultural que movimentou o saguão principal da Assembleia Legislativa.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou três sessões deliberativas nesta semana, duas em caráter ordinário e uma extraordinária. Nas reuniões deliberativas, foram apreciadas matérias da Governadoria, da Mesa Diretora da Casa, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e de parlamentares. O destaque da semana fica com o aval para as proposições de interesse do funcionalismo público, que concedem a revisão geral anual da remuneração desses servidores.

Além dos debates e votações, a Casa foi palco, ainda, da realização de duas sessões solenes, uma audiência pública que debateu assunto que merece atenção por parte da sociedade goiana, quatro reuniões de comissões temáticas, a instalação de uma frente parlamentar, além de cursos e recepção de alunos promovidos pela Escola do Legislativo, eventos culturais e um seminário a respeito da aplicação da Lei Maria da Penha.

Sessões ordinárias

A Alego realizou três sessões deliberativas ao longo da semana, com destaque para os eventos ocorridos nos dias 22 e 23 de maio. Durante essas reuniões foram discutidas e aprovadas diversas propostas relacionadas aos servidores públicos e à Educação do estado.

Como resultado dessas sessões deliberativas, além de apresentação de matérias, requerimentos e debates, os parlamentares promoveram 24 deliberações e 12 dessas resultaram na aprovação em fase definitiva de medidas importantes para a sociedade goiana.

A maioria dos projetos com tramitação finalizada tratam de conceder a revisão geral anual à remuneração dos servidores públicos goianos, assim como aos ocupantes do cargo de professor permanente e transitório do magistério. Também foram aprovadas medidas para agilizar o processo de votação e ratificação dessas matérias, garantindo que os reajustes salariais fossem incluídos na folha de pagamento do mês de maio.

Os projetos aprovados contemplam servidores públicos de diversas instituições, como a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios de Goiás. Os reajustes serão parcelados em duas vezes iguais de 2,92%, a serem repassados nos meses de maio e outubro deste ano.

No campo da educação foi aprovado o projeto que trata do reajuste dos vencimentos dos professores da rede pública estadual. Essa medida visa cumprir a Constituição Federal e a Lei Federal nº 11.738/2008, além de atender às determinações do Ministério da Educação em relação ao piso salarial nacional dos profissionais do Magistério. Aproximadamente 45.793 profissionais da educação serão beneficiados por esse reajuste.

O valor proposto também busca garantir a destinação mínima de 70% dos recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o pagamento da remuneração dos profissionais da educação em exercício.

Além das matérias relacionadas aos servidores públicos e à educação, outros projetos também foram aprovados nas sessões. Entre eles estão as propostas de alterações nas comissões permanentes da Assembleia, projetos de resolução da Mesa Diretora e homenagens a figuras públicas relevantes, como o ex-deputado Júlio da Retífica, que morreu em 2021 e agora empresta seu nome para a sala de comissões técnicas da Alego.

É importante ressaltar que durante a sessão do dia 23 de maio os parlamentares manifestaram repúdio às críticas e ameaças feitas pelo prefeito de Catalão, Adib Elias (sem partido), a parlamentares da Assembleia Legislativa. Medidas de segurança foram adotadas pela Mesa Diretora em resposta a essas atitudes.

Novos processos protocolados 

Além da apreciação de matérias, as sessões plenárias também serviram para que fossem protocolados no Legislativo goiano, durante a semana, 14 novos processos legislativos. Dentre eles estão medidas de grande relevância para o bom andamento do Estado, como, por exemplo, quatro projetos de lei ordinária de iniciativa parlamentar, três encaminhados pelo Executivo e outros três oriundos de outros órgãos do Estado. Além das propostas de lei, a Casa recebeu, ainda, dois projetos de resolução da Mesa Diretora e dois vetos parciais do governador a matérias aprovadas anteriormente no Parlamento goiano.

Sessão solene

O Plenário Iris Rezende da Alego abriu as portas durante a semana para a realização de duas sessões solenes para homenagear importantes instituições e pessoas. No dia 22 de maio foi realizada uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), proposta pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto (MDB). A iniciativa teve como objetivo reconhecer a Embrapa pelos relevantes trabalhos prestados no campo da inovação e tecnologia para a agropecuária brasileira.

Durante a solenidade 30 colaboradores da Embrapa receberam o Certificado do Mérito Legislativo. A sessão foi presidida pela deputada Bia de Lima (PT), que contou com a presença de autoridades como o deputado Mauro Rubem (PT); o diretor-executivo da Presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, Rubens Kirsteim Júnior; o deputado federal Rubens Otoni (PT); o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Élcio Perpétuo Guimarães; a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima; o prefeito de Santo Antônio de Goiás, Kléber Freitas; a vereadora por Itaberaí, Neli Gomes; e a vereadora Kátia Maria, representando a Câmara Municipal de Goiânia.

Em seu discurso, o diretor Rubens Kirsteim Júnior destacou a importância da Embrapa na promoção da pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura. Ele ressaltou a excelência científica da empresa, sua parceria com o setor produtivo e sua contribuição para a segurança alimentar do país.

O chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Élcio Perpétuo Guimarães, leu uma mensagem da presidente da Embrapa, Sílvia Maria Fonseca Silveira, enfatizando a atuação da empresa junto aos diversos setores da agricultura brasileira e os desafios futuros, como a segurança alimentar, a mitigação das mudanças climáticas e o acesso às tecnologias.

Já no dia 23 de maio foi realizada uma sessão solene extraordinária para homenagear as mães servidoras da Maternidade Dona Iris. A iniciativa também foi proposta pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto, em reconhecimento ao trabalho dessas profissionais que lutam diariamente pela vida, auxiliando outras mães e seus filhos.

A sessão foi presidida pelo deputado Mauro Rubem, em substituição a Bruno Peixoto, e contou com a presença de autoridades como o deputado Ricardo Quirino (Republicanos), o diretor-geral do Hospital e Maternidade Dona Iris, Rogério Araújo de Paula, o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Fernando Curado, o secretário de Serviços Médicos da Alego, Eduardo Bernardes, a integrante do Conselho Curador e representante da diretora-executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc-UFG), Cacilda Pedrosa.

Durante o evento as mães servidoras da Maternidade Dona Iris receberam o Certificado do Mérito Legislativo. Eduardo Bernardes destacou o papel fundamental dessas mulheres, que contribuem para as próximas gerações e enfrentam desafios diários em sua dedicação ao serviço. Ele anunciou também a destinação de recursos para a compra de um veículo para transporte de pacientes da maternidade.

Rogério Araújo de Paula ressaltou a importância do trabalho das servidoras da maternidade e a filosofia de atendimento humanizado da unidade. Cacilda Pedrosa, representante da Fundahc-UFG, destacou a parceria entre a instituição e a Maternidade Dona Iris, ressaltando o compromisso em construir uma maternidade mais humana e cuidadosa.

Durante a sessão o deputado Ricardo Quirino assinou a autorização para destinar recursos para a aquisição de um veículo que auxiliará no transporte de pacientes da maternidade para a Casa da Gestante. Ao final da solenidade os Certificados do Mérito Legislativo foram entregues às homenageadas.

Em nome das homenageadas, Eliamar Costa Pinto da Silva expressou sua alegria e agradecimento pelo reconhecimento público ao trabalho diário realizado pelas servidoras da maternidade. Ela ressaltou que essas profissionais desempenham um papel fundamental no primeiro contato que os bebês têm com o mundo e que a homenagem é um incentivo para continuar dedicando suas vidas ao cuidado e à valorização da vida.

As sessões solenes realizadas pela Assembleia Legislativa de Goiás foram momentos de reconhecimento e valorização de instituições e pessoas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do estado e para o bem-estar da sociedade. Por meio dessas homenagens, a Alego reforça seu compromisso em destacar e valorizar aqueles que se dedicam em prol do progresso e do cuidado com o próximo.

Frente parlamentar

A Assembleia sediou, na tarde de terça-feira, 23, a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Municipalista. O grupo foi formado a partir de uma iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB), que também foi eleito presidente do colegiado.

A criação da Frente Parlamentar Municipalista tem como objetivo estreitar os laços entre a Assembleia Legislativa e os municípios goianos. O deputado Lineu Olimpio ressaltou que, neste momento em que se discute a reforma tributária e um novo arcabouço, é importante ampliar essas discussões. Ele busca uma solução para que a União não concentre cada vez mais recursos, possibilitando maior independência para os municípios e estados.

O deputado Lineu Olimpio destacou que a criação do grupo foi uma demanda dos gestores municipais, levantada durante discussões com a Federação Goiana dos Municípios (FGM), a Agência Goiana dos Municípios (AGM) e deputados que são ex-prefeitos e agora atuam na Assembleia. Sua experiência como prefeito de Jaraguá por duas vezes o motivou a presidir esse grupo.

O deputado Issy Quinan (MDB), ex-prefeito de Vianópolis, acredita que a Frente Parlamentar Municipalista é um instrumento extremamente eficaz para auxiliar os prefeitos em suas responsabilidades administrativas. A frente atenderá causas municipalistas e buscará soluções para diversas questões enfrentadas pelos gestores municipais.

Renato de Castro (UB), deputado e ex-prefeito de Goianésia, compartilha o mesmo pensamento sobre a importância dessa Frente Parlamentar. Ele destacou o trabalho do presidente Bruno Peixoto (UB) em promover a interiorização da Alego, beneficiando todas as cidades goianas.

Além do deputado Lineu Olimpio, foram nomeados os seguintes parlamentares para compor a Frente Parlamentar Municipalista: Bia de Lima (PT), Amauri Ribeiro (UB), Gustavo Sebba (PSDB), Issy Quinan (MDB), Antônio Gomide (PT), Renato de Castro (UB), Veter Martins (Patriota), Dra. Zeli (UB) e Wagner Camargo Neto (Solidariedade).

Com a instalação da Frente Parlamentar Municipalista, espera-se uma maior interação entre a Assembleia Legislativa e os municípios goianos, visando aprimorar as condições administrativas e atender às demandas das gestões municipais. A criação desse grupo reforça o compromisso dos deputados em fortalecer a relação entre os poderes e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento de Goiás.

Evento Cultural

Foi aberta na Assembleia a exposição Espiritualidade Poética, promovida pela parceria da seção de Atividades Culturais da Casa com a Associação Goiana de Artistas Visuais (AGAV). O evento, que tem lugar no saguão do Palácio Maguito Vilela, começou na tarde desta terça-feira, 23, e ficará aberto à visitação pública até dia 9 de junho.

Sob a curadoria do artista plástico Pedro Galvão, a mostra conta com estilos artísticos que vão do naturalismo ao abstracionismo, reunindo cerca de 60 obras, entre pinturas e esculturas. Engloba todas as possibilidades como formas de expressão artística de cada particularidade estética.

O curador explicou que a exposição é uma oportunidade para os artistas divulgarem trabalhos que estavam esquecidos dentro dos ateliês.

Na abertura da mostra, o poeta e teatrólogo Ery Ferreira declamou a poesia " Até no lombo do jumento se adquire conhecimento", de Maneco Maracá. O violinista Thiago Francisco apresentou músicas clássicas brindando o público, que teve a presença do deputado Mauro Rubem (PT), da chefe da seção de Cultura da Assembleia, professora Ana Rita, de vários artistas que estão expondo seus trabalhos e de servidores da Casa. 

Audiência pública

A Alego sediou, na semana que passou, uma audiência pública para discutir a defesa do piso nacional da enfermagem. O encontro foi organizado pelo deputado Mauro Rubem (PT) e teve como objetivo debater o estabelecimento e aplicação do piso salarial da categoria em todo o estado.

Profissionais da enfermagem, representantes de sindicatos, universidades, conselhos e sociedade civil estiveram presentes na audiência, que foi realizada no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela. Dentre os participantes da mesa de debates estavam o deputado Antônio Gomide (PT); Kátia Martins, representante da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO); Patrícia Lemes, secretária de Saúde de Goiatuba; e representantes dos sindicatos dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaúde-GO) e dos Enfermeiros do Estado de Goiás (SIEG).

Durante a audiência, foram destacadas a necessidade de efetivação do piso salarial da enfermagem e a luta pela sua aplicação nos municípios goianos. "Estamos dando o primeiro passo para uma conquista muito grande. Agora, vamos à uma nova caminhada, para fazer com que esse piso se torne uma realidade em todas as cidades", enfatizou o deputado Gomide.

Roberta Rios, presidente do SIEG, parabenizou a iniciativa do Parlamento goiano e reafirmou o compromisso do sindicato na luta pelo piso salarial, tanto na rede pública quanto na privada. A mesma preocupação foi expressa por Patrícia Lemes, secretária de Saúde de Goiatuba, que destacou a importância da profissão de enfermagem para o Sistema Único de Saúde e o direito desses profissionais à dignidade salarial.

Luzinéia Vieira, presidente do Sindsaúde, e Marta Valéria Calatayud, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), ressaltaram a importância da união e parceria entre todos os envolvidos para garantir a aplicação do piso salarial da enfermagem.

A audiência também contou com a participação da professora Camila Caixeta, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), que destacou a importância do marco salarial para a formação dos futuros enfermeiros.

Representando a SES-GO, Katia Martins afirmou que a pasta está trabalhando para garantir a aplicação do piso nacional da enfermagem no estado, através de estudos de impacto financeiro e quantitativo de profissionais.

Encerrando a audiência o deputado Mauro Rubem assegurou que o Parlamento goiano continuará na luta pela garantia dos direitos dos profissionais de enfermagem. Ele afirmou: "Lei é para ser cumprida. Os donos de hospitais, prefeitos e governadores terão que cumprir com o estabelecido".

O evento foi concluído com a entrega do Certificado de Honra ao Mérito para profissionais que participaram ativamente de movimentos civis em defesa do piso salarial da enfermagem.

Cursos

A Casa de Leis realizou, ainda durante a semana, uma palestra com o tema "Planejar é preciso" para diretores e secretários das unidades administrativas da Casa. O evento teve como objetivo apresentar os procedimentos da Diretoria de Planejamento Estratégico e ressaltar a importância de definir planos a longo prazo.

Durante a palestra, foram abordados tópicos como a economia e a proatividade decorrentes do planejamento, além da transparência e prestação de contas. A atuação conjunta entre diversas áreas, como a Diretoria-Geral, Diretoria Financeira, Diretoria Administrativa, Diretoria de Planejamento Estratégico e Diretoria de Licitação, também foi destacada.

O secretário de Controle Externo do TCE-GO, Sérvio Teixeira e Silva, explanou sobre os conceitos de governança pública organizacional e gestão organizacional, ressaltando sua importância no planejamento estratégico. Por fim, o secretário de Compras da Casa, Frederico Leão, abordou a relevância do planejamento no processo de compras, enfatizando a necessidade de clareza e especificidade nas demandas e necessidades da organização.

Posse FGM

A semana que passou, por fim, serviu para que a Alego sediasse a posse da nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM) para o biênio 2023-2025. Haroldo Naves, prefeito de Campos Verdes, assumiu a presidência da entidade pela quarta vez. A cerimônia também marcou o lançamento do projeto Goiás - Cidades Eficientes e a instalação da Frente Parlamentar Municipalista.

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, do vice-governador Daniel Vilela e de outras autoridades. Haroldo Naves destacou o crescimento da FGM, que conta com 239 municípios filiados, e ressaltou as conquistas da entidade, como a garantia de 1% do FPM para setembro.

Daniel Vilela ressaltou o desafio da burocracia na administração pública. A nova diretoria é representada por todas as regiões do estado e inclui uma participação significativa de mulheres. O projeto Goiás - Cidades Eficientes busca tornar os municípios mais eficientes em infraestrutura e sustentabilidade.

Lei Maria da Penha

Na sexta-feira, dia 26, foi realizado um debate sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, no auditório do 2 do Palácio Maguito Vilela. O evento foi uma parceria entre a Procuradoria da Mulher da Alego e a Câmara Federal e trouxe para a discussão a deputada estadual Rosângela Rezende ( Agir) e as deputadas federais Lêda Borges (PSDB) e Flávia Morais (PDT). Também participaram a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau, representando a ministra das mulheres, Cida Gonçalves; o primeiro vice-coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Vitor Umbelino Soares Junior, representante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. 

Ainda estiveram presentes a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher, a defensora pública, Tatiana Maria Ronzato Nogueira; a superintendente da Mulher no Estado de Goiás, Mariana Gidrão; a promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Ariane Patricia Goncalves;  a titular da Delegacia Estadual de Combate a Violência Contra a Mulher Goiás, Ana Elisa Gomes Martins; a comandante do Batalhão Maria da Penha, major Marinéia Mascarenhas Bittencourt, representante do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel André Henrique Avelar de Sousa; a presidente do Conselho Estadual da Mulher-Goiás, Ana Rita Marcelo de Castro; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Goiás, Fabíola Ariadne Rodrigues Oliveira; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos e a presidente do Centro de Valorização da Mulher, Carla Jorge Monteiro.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.