Virmondes Cruvinel propõe instituir no calendário goiano o Dia Estadual do Psicólogo 60+
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 732/23, instituir em Goiás o Dia Estadual do Psicólogo 60+, a ser celebrado, de forma anual, no dia 21 de setembro. A data deve ser incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do estado, com o intuito de conscientizar a população para a importância dos profissionais, com idade superior aos 60 anos.
“Essa lei tem o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da psicologia e dos profissionais que atuam nesta área, especialmente aqueles que já estão em idade mais avançada. Isso é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e saudável”, pontua o autor da proposta, em sua justificativa.
Cruvinel destaca a homenagem como forma de “valorizar os psicólogos e psicólogas que, mesmo após completarem 60 anos de idade, continuam a exercer suas atividades profissionais com comprometimento, dedicação e excelência”.
Além disso, ressalta a experiência dos profissionais da faixa etária, com a afirmativa de que a psicologia é uma ciência fundamental no desenvolvimento humano e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “As psicólogas e psicólogos 60+ possuem grande conhecimento, experiência e sabedoria que são indispensáveis para a promoção da saúde mental e emocional das pessoas”, enfatiza.
A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).