Quirino participa de Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília, e sugere medidas voltadas à valorização dos idosos

26 de Maio de 2023 às 16:33
Crédito: Carlos Eduardo
Presidente da Comissão de Atenção à Idosa, Ricardo Quirino visita a Câmara dos Deputados em Brasília

Presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) participou, na última quarta-feira, 24, de reunião da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, em Brasília. Durante o debate, voltado às políticas públicas para a população acima dos 60 anos, o parlamentar fez uso da palavra para sugerir medidas que visam a inclusão e valorização dos idosos.

Com a afirmativa de que pensar no envelhecimento é focar no futuro e “pensar no futuro é pensar na educação de novas gerações”, uma das sugestões apresentadas por Quirino durante o encontro refere-se à inclusão de temas relacionados à pessoa idosa nos currículos dos ensinos básicos.

“Acredito que ao abordar esses assuntos desde cedo, poderemos construir uma geração consciente e empática, que compreenda a importância do respeito e dos direitos dos idosos”, pontuou o deputado.

Outro destaque apresentado pelo presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa no Parlamento goiano está voltado à inclusão de programas de pós-graduação em gerontologia e geriatria nas universidades federais do país. “Essa medida seria fundamental para capacitar profissionais da saúde e de outras áreas para lidar de forma adequada com as demandas específicas da população idosa”, enfatizou.

Por fim, Quirino evidenciou a importância da participação de idosos no processo eleitoral brasileiro. “Hoje, as mulheres se sentem mais representadas porque, ainda que de maneira tímida, existem mais pessoas do sexo feminino nos parlamentos. Então, se tivermos mais pessoas idosas participando como eleitores, mas também candidatos, nós criaremos políticas públicas participativas”, salientou o deputado.

Agência Assembleia de Notícias