Proposta de Rosângela Rezende, audiência pública discutirá combate ao desmatamento nesta 3ª-feira, 30
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoverá nesta terça-feira, 30, audiência pública com o tema “políticas públicas e diretrizes para o combate ao desmatamento em Goiás”, com objetivo de debater e propor alternativas para conservação ambiental. A iniciativa é da deputada Rosângela Rezende (Agir). O evento terá local no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, a partir das 10 horas, com presença de autoridades e técnicos e será aberto ao público.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam aumento de 47% no desmatamento de áreas nativas do cerrado brasileiro, no comparativo entre 2019 e 2022. No total, 948,79 km² de área foram desmatadas. O Projeto de Monitoramento do Cerrado (ProdesCerrado) do Inpe observa que o bioma é considerado a formação savânica mais biodiversa do mundo e a segunda maior região biogeográfica da América do Sul. Além disso, 25% do território brasileiro pertence ao cerrado.
O cerrado brasileiro possui, ainda, uma massiva importância na questão econômica, sobretudo pela produtividade agropecuária, com produções de commodities agrícolas que impulsionam o Brasil como um dos maiores produtores do mundo. Assim, discutir a preservação das matas e o combate ao desmatamento é fundamental para garantir produtividade e respeito ao meio ambiente.