Aberta audiência pública sobre desmatamento em Goiás
Começa neste momento, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), audiência pública sobre "Políticas públicas e diretrizes para o combate ao desmatamento em Goiás". A reunião, proposta pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, será realizada na manhã desta terça-feira, 30, no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento goiano.
O encontro é uma resposta à crescente preocupação com o desmatamento no estado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos quatro anos houve um aumento de 47% no desmatamento em Goiás, com perda de 984,79 quilômetros quadrados de vegetação nativa em 2022 - uma área maior que a da capital do estado.
O deputado Antônio Gomide (PT), que propôs o debate, convidou a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, para debater as ações da pasta no combate ao desmatamento. A representante da Universidade Federal de Goiás (UFG), Elaine Silva, coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), também está presente para contribuir com as discussões.
A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputada Rosângela Rezende (Agir), destacou a relevância deste debate. “Temos uma oportunidade única de dialogar com a secretária do Meio Ambiente sobre essa pauta, que é urgente. E a união de forças é imprescindível para que possamos reverter esses números."
O encontro pode ser acompanhado em tempo real pelo portal da Alego.