Servidores da Assembleia Legislativa de Goiás iniciaram nesta terça-feira, 30, curso sobre língua portuguesa

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através da Escola do Legislativo, iniciou nesta terça-feira, 30, o curso "Supere as dificuldades da Língua Portuguesa" com o professor e servidor da Alego Thales Rodrigo Vieira. O curso é dividido em três módulos e tem por objetivo aprimorar a capacidade dos servidores, para que possam usar corretamente a modalidade escrita da Língua Portuguesa.
O curso está sendo ministrado na sala 1, no primeiro andar do Palácio Maguito Vilela, e foram disponibilizadas 70 vagas para os turnos matutino e vespertino. Vieira explicou que o conteúdo previsto no curso começa com as coisas mais simples até atingir as mais complexas e depois, lá na frente, outros cursos podem vir. Segundo ele, isso vai depender especialmente da Escola do Legislativo.
“Português não é uma língua difícil, mas é bastante complexa. Especialmente porque a gente fala o português brasileiro, mas gramaticalmente é exigido de todos nós o português lusitano, ou seja, de Portugal. A ideia aqui não é somente ensinar, mas principalmente dar autonomia para o servidor buscar as fontes de pesquisas corretas quando tiver alguma dúvida”, discorreu o professor.
Vieira é mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutor em Letras e Linguística também pela UFG.
Conteúdo Programático:
Módulo 1 - 30/05
- Classes de palavras;
- Termos essenciais e termos integrantes da oração;
- Orações subordinadas adjetivas e pronomes relativos;
Módulo 2 - 01/06
- Orações subordinadas adverbiais;
- Complementos adnominais e adjuntos nominais;
- Objeto direto, objeto indireto e colocação pronominal;
Módulo 3 - 06/06
- Regência verbal, regência nominal e paralelismo;
- Dificuldades da sintaxe e outras curiosidades;
- Pontuação;
- Revisão dos assuntos abordados e conclusão.