Ícone alego digital Ícone alego digital

Além de aprovar projeto e visitas técnicas, Comissão de Turismo delibera sobre eventos e audiências públicas do setor

31 de Maio de 2023 às 14:38
Crédito: Maykon Cardoso
Além de aprovar projeto e visitas técnicas, Comissão de Turismo delibera sobre eventos e audiências públicas do setor
Comissão de Turismo

Reunida na tarde desta quarta-feira, 31, sob o comando do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), a Comissão de Turismo aprovou um projeto de lei e dois requerimentos, além de ter deliberado a respeito de diversos tópicos importantes atinentes ao colegiado.

No início da reunião foi aprovado o projeto no 7788/21, de autoria do presidente da Alego, Bruno Peixoto. A proposição institui a Política Estadual de Incentivo ao Turismo em Goiás.

De acordo com a proposta, fica estabelecido que a Goiás Turismo coordenará a iniciativa, a qual deve obedecer aos princípios “da livre iniciativa, da descentralização, da regionalização, da inclusão produtiva e do desenvolvimento socioeconômico justo e sustentável, bem como do meio ambiente equilibrado”. Na justificativa do projeto, Peixoto elenca 23 objetivos dessa política estadual, entre eles os de ampliar os fluxos turísticos, a permanência e o gasto médio dos turistas nacionais e estrangeiros no estado; democratizar e propiciar o acesso ao turismo em Goiás a todos os segmentos populacionais; estimular o aperfeiçoamento da gestão municipal para o turismo e dos conselhos municipais de turismo em Goiás.

O projeto deve, ainda, ser aprovado em dupla rodada de discussão e votação em Plenário na Alego.

O primeiro dos requerimentos aprovados, de autoria do deputado Lucas Calil (MDB), prevê visita técnica ao distrito de Buenolândia, na cidade de Goiás. Coronel Adailton recordou ter sido lá que Bartolomeu Bueno da Silva esteve pela primeira vez. A motivação da visita é avaliar o estado de construções seculares locais que estariam em ruínas.

O outro requerimento, feito pela Prefeitura de Aragarças, pede visita técnica para avaliar a inclusão do município na temporada de pesca goiana.

A pauta discutida pela comissão envolveu a possibilidade de estabelecer parcerias com a TV Alego para a gravação de programas turísticos em Trindade, cidade de Goiás e outros municípios. Coronel Adailton sugeriu “separar uma equipe da TV Alego nas muitas missões que [nós da comissão] temos estado afora e até mesmo fora do estado” para que não haja colisão dessas demandas com aquelas da rotina da TV na Assembleia.

Foi anunciada a previsão da Comissão de Turismo realizar audiências públicas e visitas técnicas nas 11 regiões do Mapa do Turismo de Goiás. Também foram destacados dois eventos que ocorrerão em setembro, o Fórum Legislativo de Participação do Motociclismo no Turismo Goiano (no dia 9) e a sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e o Dia Estadual do Turismólogo (ambos no dia 25).

Coronel Adailton leu uma extensa agenda de eventos turísticos externos – a maioria nacionais – previstos entre junho e dezembro deste ano. São eventos em relação aos quais se avaliará a participação da Comissão de Turismo da Alego.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.