Deputados protocolam sequência de requerimentos e projetos durante a sessão desta quarta-feira, 31
Durante a apresentação de matérias da sessão ordinária desta quarta-feira, 31, oito deputados pediram a palavra para protocolar novas propostas no Legislativo goiano. O primeiro a se manifestar foi o deputado Dr. George Morais (PDT).
Na ocasião, ele protocolou 26 requerimentos endereçados à Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) para construção de pontes e outros benefícios na malha viária que passa pelo município de Serranópolis.
O parlamentar também protocolou outros dois projetos. O primeiro deles garante a implementação do Senso Estadual de Pessoas em Situação de Rua. Já o segundo prevê a implantação de peças publicitárias em libras nas salas de cinema em Goiás. A ideia é difundir e orientar os deficientes sobre as diferentes doenças e suas referidas cores e meses.
Na sequência, foi a vez da deputada Bia de Lima (PT) pedir a palavra. Ela apresentou um projeto que prevê o combate ao assédio sexual nos transportes públicos de Goiás. A ideia é que mulheres usuárias do transporte público coletivo tenham mais segurança e integridade durante o deslocamento.
Por sua vez, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) protocolou três iniciativas. Uma delas garante o reajuste das pensões concedidas aos militares vítimas do césio-137 que, segundo ele, há muitos anos se encontra abaixo de um salário mínimo. "Muitos precisam desse dinheiro, inclusive para custear suas despesas com medicamentos", argumentou.
A deputada Dr. Zeli (UB) também pediu a palavra. Dentre os requerimentos apresentados está o que valoriza e reconhece a realização do evento Totus Tuus 2023. "Trata-se de um evento memorável da fé e da devoção a Maria. Reunimos em Goiânia, milhares de fiéis vindos de diferentes regiões do país, contribuindo, inclusive, com o fortalecimento do nosso turismo religioso", argumentou. Ela também requereu a implantação de duas Delegacias de Defesa da Mulher (Deam) nos municípios de Cristalina de Goiás e Cidade Ocidental.
Outra iniciativa, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), visa a implementação do piso da enfermagem em Goiás. Ele também protocolou um requerimento no qual prevê a implantação de um estudo da construção do anel viário de Goiânia.
Já o deputado André do Premium (Avante) protocolou um projeto que garante o Selo Comércio Sustentável para empresas que comercializam alimentos e tenham boas práticas sustentáveis e de governança. Também foi requerida a instalação de telas na GO-534 em Planaltina e ciclovia na GO-430, que liga o município à Formosa.
Veter Martins (Patriota) e Clécio Alves (Republicanos) foram os últimos a se manifestarem. O primeiro deles para homenagear o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, pela realização de um mutirão na cidade. "Foram mais de 40 mil moradores beneficiados", disse. O segundo, por sua vez, apresentou um projeto para o fornecimento de fraldas descartáveis para idosos em situações economicamente vulneráveis.