Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que prevê equipamentos adequados para mamografia tem aval definitivo

01 de Junho de 2023 às 10:45

Com objetivo de garantir a realização de exames de mamografia em mulheres com deficiência, o deputado Karlos Cabral (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa de Goiás a propositura nº 130/23, que determina equipamentos e condições adequados para o exame nas unidades de saúde da rede privada. 

A matéria estabelece a aplicação de multa no caso de descumprimento e estabelece que o valor pago será proporcional à gravidade da infração e das condições econômicas do infrator. Os valores pagos em situações de inobservância poderão variar entre R$ 3 mil e R$ 15 mil, que serão revertidos ao Fundo Estadual de Saúde. 

Para justificar a iniciativa, Cabral pontuou a necessidade de atender pessoas com deficiência. O deputado explanou que exames de mamografia são realizados com a mulher em pé e reiterou que a falta de mamógrafos com regulagem de altura torna inacessível o exame a cadeirantes. Por fim, ele aponta dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que demostram o câncer de mama como o mais letal entre as mulheres no Brasil.

A proposta recebeu aval definitivo do Plenário durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 1º, e está apta agora para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.