Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados aprovam criação do Dia Estadual em Memória das Vítimas de Covid-19

01 de Junho de 2023 às 10:52

De autoria do ex-deputado Diego Sorgatto (UB), foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que institui o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Covid-19, a ser celebrado, anualmente, no dia 26 de março. A matéria, protocolada com o nº 3055/20, precisa de novo aval do Plenário da Casa para seguir para sanção da Governadoria. 

Em sua justificativa, o parlamentar lembra que a grave pandemia de covid-19, que avança sobre o Brasil, já vitimou inúmeros brasileiros, com previsão de levar a óbito ainda milhares de pessoas. Ele explica que o óbito precoce, nesses casos, está diretamente relacionado, muitas das vezes, com a necessidade de sair de casa para trabalhar, expondo a sociedade à pandemia.

“Dessa forma, cabe ao Estado prestar seu reconhecimento às vítimas que morreram contaminadas por uma das mais graves pandemias da história recente. A escolha da data 26 de março para ser o dia estadual em memória dos mortos em decorrência da covid-19, tem por embasamento a data da primeira morte em Goiás, provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma senhora de sessenta e seis anos, técnica em enfermagem, residente e domiciliada no município de Luziânia, que tinha uma profunda admiração pela profissão que exercia na área da saúde, mulher íntegra, honesta e trabalhadora, dedicada ao bem, orientando e ajudando sempre, com generosidade, filhos, amigos, familiares e pacientes”, justifica.

De acordo com Diego Sorgatto, essas vítimas deixaram um legado como exemplo de perseverança, vontade e luta. “Com tristeza e saudade, nos lembraremos de cada vida perdida em virtude dessa pandemia avassaladora. Assim, suas memórias merecem reconhecimento e lembrança e, com isso, espera-se a aprovação unânime dessa propositura pelo Plenário dessa Casa Legislativa”, afirma.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.