Ícone alego digital Ícone alego digital

Renovação da CCJ e Finanças

01 de Junho de 2023 às 12:00
Crédito: Will Rosa
Renovação da CCJ e Finanças
Eleição para composição da CCJ e comissão de Finanças para próxima biênio
Os parlamentares definiram, nesta quinta-feira, 1º, a renovação do comando da CCJ e Finanças. No biênio 2025-2026, as comissões serão comandadas, respectivamente, pelos deputados Amilton Filho e Wagner Neto.

Conforme alteração prevista pelo art. 219-A no Regimento Interno da Assembleia, houve antecipadamente hoje, 1º de junho, a eleição da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO) para o biênio 2025-2026. Durante a reunião desta manhã, foram apresentadas chapas únicas para a renovação das duas comissões.

Para a presidência da CCJ foi eleito Amilton Filho (MDB), e para seu vice, Wagner Neto (Solidariedade). No biênio corrente, 2023-2024, os dois parlamentares ocupam esses postos de forma inversa, sendo Wagner Neto o presidente, e Amilton Filho, vice.  

“É aqui [na CCJ] que acontece o debate do mérito e do teor das proposituras”, destacou Filho, que assumiu o compromisso de dar espaço aos deputados tanto da situação quanto da oposição. “Esse é o papel do presidente, dar espaço ao debate”, sublinhou.

O parlamentar lembrou, ainda, ter participado da CCJ na Legislatura anterior.

Amilton Filho, 37 anos, é graduado em Direito e pós-graduado em Direito do Trabalho e em Direito Previdenciário. Casado e com base eleitoral em Anápolis, onde foi vereador, está no seu segundo mandato como deputado estadual, tendo sido eleito com 16.486 votos em 2018 e 46.556 em 2022.

Talles Barreto elogiou Amilton Filho como “alguém que sempre foi um legalista e que tem experiência”, além de enaltecer o trabalho atual de Wagner Neto à frente da Comissão.

Cristiano Galindo (Solidariedade), Virmondes Cruvinel (UB) e Issy Quinan também parabenizaram o futuro presidente da CCJ por sua eleição.

Wagner Neto e Charles Bento comandarão Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento

Logo em seguida, o colegiado se reuniu para proceder a eleição para a presidência da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento para o  biênio 2025-2026. Na ocasião, o eleito foi Wagner Neto. O vice-presidente será Charles Bento (MDB).

O atual presidente da CTFO é Renato de Castro (UB), e o vice, Alessandro Moreira (Progressistas).

Neto destacou a relevância da CTFO de “apreciar as contas do Governo, das secretarias, os orçamentos próprios”, incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O deputado recordou ter sido titular da comissão na Legislatura passada, bem como relator da LOA 2022.

Com base eleitoral nos municípios de Itapuranga, Guaraita, Uruana e Morro Agudo, Wagner Neto está em seu segundo mandato de deputado estadual, após ter sido eleito com 14.256 votos em 2018 e 32.543 votos na última eleição. Aos 32 anos, ele é o deputado mais jovem da Alego.

Ricardo Quirino (Republicanos) e Dra. Zeli (UB) elogiaram a escolha de Neto como próximo presidente da Comissão de Finanças.  

A alteração no Regimento Interno que possibilitou a antecipação desse processo de renovação foi aprovada no último dia 22, quando o processo obteve 29 votos favoráveis. 

A mudança foi proposta por meio da proposição no 769/23. Com ela, a eleição foi antecipada para 1º de junho de 2023. Sem essa alteração, a CCJ e a CTFO seguiriam a regra de que as comissões permanentes devem reunir-se em até cinco dias após sua constituição para elegerem presidente e vice. Assim, essa escolha ocorreria apenas quando iniciados os trabalhos da CCJ e da CTFO compostas, em fevereiro de 2025.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.