Orientações de primeiros socorros a recém-nascidos são aprovadas em definitivo
Recebeu aval definitivo do Plenário, durante a sessão plenária desta terça-feira, 13, o projeto de lei no 3877/20, do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que prevê a disponibilização de treinamento e orientação sobre primeiros socorros às gestantes e responsáveis por recém-nascidos na rede pública estadual de saúde.
“Os primeiros socorros são intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após o acidente ou mal súbito, que visam a evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local. Essas intervenções são muito importantes, pois podem evitar complicações e até mesmo a morte”, ressalta Prado na justificativa da proposição.
O projeto abrange não apenas hospitais e maternidades estaduais como também as unidades privadas conveniadas ao SUS. A capacitação deve incluir, especialmente, “treinamento para casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita; e orientações sobre a importância do pré-natal, amamentação, vacinação e alimentação e desenvolvimento infantil”.