Nome do jornalista Washington Novaes é acrescido no Fica com aprovação em primeiro turno
Os deputados da Alego aprovaram em primeiro turno, na tarde desta terça-feira, 13, o projeto de lei n° 3964/20, de autoria do deputado Talles Barreto (UB). A matéria acrescenta à denominação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) o nome do jornalista Washington Novaes. O texto segue para apreciação em segunda fase, para posterior sanção do Executivo.
Nascido em 3 de junho de 1934, em Vargem Grande do Sul (SP), Washington Novaes era, de acordo com o texto, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista no assunto meio ambiente, atuando, inclusive, como secretário de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal nos anos 90.
No jornalismo, foi repórter, editor, diretor e colunista em diversos veículos de comunicação do país, como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão.
Na televisão, foi durante sete anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional, da Rede Globo. E ainda: comentarista de telejornais das Redes Bandeirantes e Manchete, além do programa Globo Ecologia.
“A Alteração do nome do Festival é uma forma justa de homenagear o grande homem que foi Washington Novaes, enaltecendo seu trabalho como jornalista e ambientalista defensor da natureza e do meio ambiente, e como consultor do maior festival de Goiás, durante muitos anos”, frisa o autor da propositura, em sua justificativa. A matéria segue, agora, para a segunda fase de discussão e votação.